Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Morre Allen Toussaint, autor de sucessos do R&B, após show em Madri

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O americano Allen Toussaint, compositor de canções gravadas por Rolling Stones, Paul McCartney e Otis Redding, morreu na noite desta segunda-feira (9), aos 77 anos, após se apresentar em Madri.
Toussaint, que nasceu em Nova Orleans em 1938, se apresentou no teatro Lara, no ciclo Pequenos Grandes Momentos 1906, e interpretou temas como "Sneakin' Sally Through the Alley", "Get Out of My Life" e "Who's Gonna Help a Brother Get Further".
Segundo o jornal espanhol "El País", ele sofreu uma parada cardíaca quando voltava, após a apresentação, ao hotel onde estava hospedado. Ele foi levado então ao hospital Jimenez Diaz Foundation, onde morreu. Fontes do teatro disseram à agência Efe que o agente do músico deve dar novas informações sobre a causa do óbito em breve.
Pianista, cantor e, sobretudo, compositor, Toussaint assinou também discos como solista, principalmente na década de 1970, entre eles "Life, Love and Faith" e "Southern Nights". Considerado um músico de músicos, é autor de sucessos de R&B como "Working in a Coal Mine" e "Mother-in-law".
Ele começou a tocar piano muito cedo. Ainda adolescente, fez sua estreia profissional com a banda de soul music The Flamingos, e logo virou um dos músicos de estúdio mais procurados de Nova Orleans, gravando com ícones do rock como Fats Domino. Em 1958, lançou seu primeiro disco solo, com o pseudônimo de Tousan.
Na década de 1960, foi o principal compositor da gravadora Mint Records, escrevendo hits para Lee Dorsey ("Ya Ya"), Jessie Hill ("Ooh Poo Pah Doo"), Ernie K-Doe ("Mother-in-Law") e outros. Gravou discos com Aaron Neville e Irma Thomas, além de criar uma parceria duradoura com a lendária banda de soul-funk The Meters.
Nos anos 1970, abriu um estúdio em Nova Orleans, onde gravou com nomes importantes da música pop como Paul McCartney & Wings, Sandy Denny, Dr. John, Patti Labelle, Joe Cocker e John Mayall. Também fez arranjos de sopros em discos da The Band. Muita gente regravou músicas de Toussaint: Rolling Stones ("Fortune Teller"), Herman's Hermits ("A Certain Girl") e Glen Campbell ("Southern Nights"), entre outros.
O músico pertence ao Hall da Fama do Rock and Roll, foi candidato aos prêmios Grammy e recebeu uma Medalha de Honra das mãos do presidente Barack Obama em julho de 2013.
Em 2005, depois da passagem devastadora do furacão Katrina por Nova Orleans, que matou mais de 1.200 pessoas e destruiu parte da cidade, Toussaint foi uma figura fundamental no processo de recuperação, fazendo shows beneficentes para as vítimas. Seu disco "The River in Reverse" (2006), em parceria com Elvis Costello, foi inspirado pelo desastre.
Com sua morte, a soul music e o rhythm & blues perdem um de seus nomes mais queridos e influentes. Toussaint deixa um filho e uma filha.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline