Por engano, faxineiros de museu italiano jogam instalação fora
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Faxineiros jogaram fora uma instalação artística do Museu de Arte Contemporânea de Bolzano, na Itália, informou o "International Business Times" do Reino Unido. Eles confundiram as 300 garrafas de champanhe vazias, os confetes e as bitucas de cigarro jogadas de "Dove Andiamo a Ballare Questa Sera?" ["Onde Iremos Bailer Esta Noite"], das italianas Goldschmied & Chiari, com lixo.
"Nós éramos crianças durante a década de 1980, um período de consumismo, hedonismo, especulação financeira, mídia de massa, políticas socialistas e festas", explicaram as artistas na descrição da peça, cujo nome é inspirado por um guia de boates italianas feito pelo ministro das relações exteriores do país na década retratada, Gianni De Michelis.
A metáfora do fim de festa foi levada ao pé da letra pelos funcionários de limpeza do museu que desmontou a instalação. Letizia Ragaglia, diretora da instituição, disse ao jornal "Alto Adige" ter avisado a equipe.
"Dissemos a eles que limpassem somente o átrio porque foi onde o evento de sexta-feira (23) aconteceu. Evidentemente, eles confundiram as duas coisas", lamentou.
Para a sorte de todos, os faxineiros tiveram o cuidado de respeitar as regras de separação de lixo reciclável em vidro e papel, facilitando o trabalho do museu de recuperar os materiais e remontar a instalação das artistas italianas.
Ao site "International Business Times", do Reino Unido, Goldschmied & Chiari declararam: "É preciso mais do que uma vassoura para eliminar uma década de história italiana e declarar uma obra de arte como lixo".
Não é a primeira vez que instalações de arte contemporânea são confundidas com lixo e jogadas fora. Em fevereiro de 2014, uma peça composta de jornal, papelão e pedaços de biscoito de Sala Murat's, avaliada em 10 mil euros também foi jogada fora por uma faxineira italiana.
Episódios semelhantes também se deram em 2004, quando um saco de papel de Gustav Metzger na Tate Britain foi descartado, e em 2001, com uma coleção de garrafas de cerveja, xícaras de café e cinzeiros de Damien Hirst teve o mesmo destino.
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline