Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Surdos processam estúdios por não legendarem músicas em seus filmes

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os estúdios Disney, Fox, Paramount, Universal, Warner Bros. e a plataforma de streaming Netflix estão sendo processados por discriminação contra os surdos e deficientes auditivos, informou a revista americana "Billboard".
Nove pessoas entraram com a ação na última segunda-feira (19), em Los Angeles. Segundo eles, os filmes e séries dessas empresas são falsamente anunciados como legendados na íntegra, apesar de não incluírem a letra das canções utilizadas.
"Enquanto o diálogo de alguns filmes e séries são, de fato, inteiramente legendados, a prática de não fazer o mesmo com letras de música é muito difundida, para nossa frustração", diz o documento protocolado.
De acordo com ele, as empresas enganam os consumidores com propaganda falsa ao não indicarem a limitação das legendas. "Anunciar esses produtos como legendados expande o mercado consumidor, o que inclui pessoas surdas e deficientes auditivos. Elas constituem cerca de 10% da população. Os réus continuam a tratá-los injustamente."
A ação movida cita "O Poderoso Chefão", "X-Men", "Capitão América: O Primeiro Vingador", "007 Contra Skyfall" e "House of Cards" entre os títulos não acessíveis aos deficientes auditivos, segundo o site "The Wrap".
O processo não especifica a compensação financeira pretendida, mas exige que os estúdios passem a especificar o conteúdo que recebe ou não as legendas.
Em 2011, a Netflix também foi acusada de discriminação contra os deficientes auditivos por não disponibilizar a transcrição de parte de sua biblioteca. Movido pelo blogueiro e ativista Donald Cullen, o processo foi indeferido em 2012 e teve recurso negado em agosto deste ano.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline