Artista britânico Damien Hirst inaugura própria galeria
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na última quinta-feira (8), o artista britânico Damien Hirst inaugurou sua própria galeria, a Newport Street. O espaço de tijolinhos à vista, com aproximadamente 3.500 metros quadrados, está localizado no bairro Vauxhall, em Londres, e contou com investimento de 25 milhões de libras.
Nessa nova empreitada, no papel de curador, a ideia de Hirst é promover exposições individuais e coletivas para compartilhar com o público sua coleção pessoal de obras de arte, com mais de 3 mil peças que vão de nomes como Francis Bacon e Jeff Koons a jovens artistas contemporâneos.
"Power Stations", a individual que inaugurou o espaço e fica em cartaz até 3 de abril de 2016, conta com 33 obras realizadas no período entre 1964 e 1982 pelo artista John Hoyland, morto em 2011.
Todas os trabalhos são provenientes do acervo particular de Hirst, que chegou a classificar Hoyland como "o maior pintor abstrato britânico".
Hirst também declarou que estava se sentido culpado por adquirir trabalhos aos quais ninguém podia ter acesso. Segundo ele, viabilizar um espaço onde poderia promover exposições a partir de sua coleção é "um sonho tornado realidade".
Ao fundar a Newport Street Gallery, no entanto, esse lado filantropo do artista de obras polêmicas, que já chegou a cobrir um crânio humano de diamantes, o ajuda a solidificar a posição que possui no cenário da arte, testando também seu poder para moldar os rumos do mercado.
Sua assessoria ainda não divulgou quais serão os próximos artistas que a Newport Street Gallery deve incluir em exposições. A galeria deve anunciar as atrações uma a uma.
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline