Diretora prepara documentário sobre vida do 'criativo e melancólico' Miele
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
DAIGO OLIVA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Eram tantas as credenciais de Luiz Carlos Miele, morto nesta quarta (14), aos 77, que, durante uma entrevista ao programa de rádio "Cinema em Sintonia", um convidado da atração rotulou assim as atividades realizadas pelo ator, empresário, produtor musical, cantor e diretor: "Profissão: Miele".
Por sugestão do próprio Miele, a brincadeira virou título do documentário em longa-metragem que a cineasta Andrea Pasquini vem produzindo sobre o homem que, entre tantas histórias, ajudou a lançar Elis Regina. Embora as filmagens tenham se iniciado em 2012, a ideia do projeto nasceu três anos antes, quando a diretora foi consultada para um programa sobre a bossa nova que poderia ter Miele como apresentador.
"Quando comecei a pesquisa, fiquei fascinada", conta Pasquini. "Para além do humorista e apresentador, havia um cara ousado, profundamente envolvido com a música brasileira e com a TV." O projeto não seguiu adiante, mas o encanto pelo personagem cresceu.
São-paulino e com a carreira ligada à MPB, Miele terá sua vida dissecada por uma cineasta que dirigiu documentários sobre a paixão da torcida corinthiana - "Fiel", de 2009 - e sobre a banda de heavy metal Angra - "Notas sobre o Tempo", em fase de montagem. Orçado em R$ 700 mil, o documentário até agora foi financiado com recursos próprios. Mas Pasquini pretende recorrer a leis de incentivo. Grande parte deste valor, segundo a diretora, será destinado para pesquisa e aquisição de material de arquivo. Embora a cineasta afirme que o "filme tem cerca de 50% de material filmado", ela ainda não entrevistou outras figuras ligadas à vida de seu protagonista - apenas Miele.
Ela ainda não sabe como a morte de seu personagem, que ela define como "inteligente, criativo, mas melancólico", vai influenciar a produção do filme. "Creio que a maioria das pessoas não faça ideia da importância que ele tem na história da música brasileira", defende ela. "Só lamento profundamente que ele não vá receber essa homenagem em vida."
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline