Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Biblioteca Mário de Andrade testa funcionamento 24 horas nesta sexta

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

MARIA CLARA MOREIRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Do alto de seus 90 anos, a Biblioteca Mário de Andrade se renova e adota um regime de funcionamento 24 horas em sete dias da semana. Atualmente, ela fica aberta das 8h30 às 20h30; no sábado, das 10h às 17h; e fecha nos domingos e feriados.
Voltada aos jovens e aos notívagos, a extrapolação do horário comercial deve levar a um aumento de 25% a 30% na frequência do local.
A primeira sessão noturna acontece nesta sexta-feira (9) com Demasiado Pasolini, evento que marca a abertura da exposição "Pasolini e Seus Universos".
Instalações de Lourival Cuquinha, Mônica Piloni e Osvaldo Piva homenageiam o artista italiano 40 anos após sua morte. Fechando a noite vêm sarau picante e balada, puxada pelo DJ Rebel K.
Segundo o diretor da instituição, Luiz Armando Bagolin, 51, a implementação total deve acontecer em novembro, quando forem contratadas novas equipes de segurança e controle de acesso.
Um sistema de autoatendimento, que permite empréstimos de livros do acervo circulante a qualquer hora, deve ser implantado até o próximo dia 20. Ao todo, as medidas representam um aumento de 25% nas despesas.
Com a mudança, a biblioteca busca manter seu crescimento. De 2013 para cá, a frequência aumentou em 250%.
"A meta é nos transformarmos em um centro cultural com múltiplas linguagens e narrativas", explica Bagolin. Uma seção de quadrinhos está sendo montada com esse propósito e tem abertura prevista para o fim deste ano.
A instituições ainda encabeça o projeto da plataforma digital Coleção Periódicos Nacionais, orçada em R$ 10 milhões e financiada pelo BNDES. A rede pública concentrará os periódicos raros do país, facilitando o trabalho de pesquisadores.
Sua primeira etapa deve durar três anos e conta com as bibliotecas de Acre, Amazonas, Pará, Pernambuco, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Espirito Santo e Maranhão.
O lançamento da plataforma está previsto para o início de 2017, informa Bigolin. "Vamos recontar a história da imprensa nacional."

DEMASIADO PASOLINI
Quando: nesta sexta (9), às 22h
Onde: hall e terraço da Biblioteca Mário de Andrade, r. da Consolação, 94, tel. (11) 3775-0002
Quanto: grátis

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline