Série brasileira mostra drama de versão 'Malhação' de Sheldon Cooper
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
GABRIEL PERLINE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Milhões de seguidores na internet, porém, anônimo na fila da padaria. Fruto de uma geração que já sai da maternidade com uma "@" nas redes sociais e que conquista um império virtual pouco após largar as fraldas, mas cresce sem traquejo para a vida social.
A chegada da geração Z à fase adulta é o mote de "Quero Ter 1 Milhão de Amigos" (#QT1MA), sitcom da produtora Mira Filmes -encabeçada pela apresentadora e cineasta Marina Person- que estreia nesta quinta-feira (1º), na Warner.
Com 13 episódios de 30 minutos, exibidos sempre às 20h, a série acompanha a dualidade da webcelebridade Érico (Victor Mendes), "vlogger" popular na internet e a personificação do fracasso na mundo real.
Um nerd convicto, viciado em "League of Legends" e em HQs de super-heróis, Érico é uma versão "Malhação" de Sheldon Cooper -personagem de Jim Parsons na série "The Big Bang Theory"-, sem a genialidade no campo da física. Tem seus amigos nerds, frequenta ambientes nerds e usa roupas com estampas de jogos de computador, mas não pensa em trabalhar ou estudar.
"O plano original era fazer algo documental, numa pegada de reality show", diz o diretor Gustavo Rosa de Moura. "Queríamos acompanhar as vidas de pessoas populares na web, mas que são tímidas na vida real. Percebemos que o resultado não ficaria bom e partimos para a ficção."
"The Big Bang Theory", "Friends" e "Seinfeld" são inspirações confessas dos roteiristas e perceptíveis nos primeiros minutos do primeiro episódio.
O texto vai pelo caminho da comédia de cotidiano, apoiado em um grupo de personagens estereotipados e que provoca, ainda que indiretamente, a identificação da audiência com algumas situações vividas pelo protagonista e seus amigos desajeitados.
"Tivemos o cuidado de perceber se estávamos rindo dos personagens ou com os personagens", disse o roteirista Bernardo Barcellos. "Não queremos ridicularizar os nerds, até porque boa parte da equipe de criação da série pertence a esse universo."
Os amigos do protagonista são os responsáveis pela comicidade da história. Du Metal (Francisco Guarnieri) é o "Chaves" da série. Ninguém sabe onde ele mora, quem são seus pais e o que ele faz para sobreviver, mas está sempre presente na vida de Érico. E Bruno Alves (Rodrigo Pavon) é um jovem de alma idosa, que diverte por ser ranzinza, metódico e pessimista.
Completam o elenco principal Verônica (Chris Couto) e Marcelo (Pedro Costa), mãe e irmão bem-sucedido de Fábio, e Natara (Bella Marcatti), uma celebridade do Twitter.
DA TV ABERTA PARA A TV PAGA
Produzida com incentivo do Fundo Setorial de Audiovisual (FSA), estimado em aproximadamente R$ 1,2 milhão, "Quero Ter 1 Milhão de Amigos" foi criada originalmente para a TV Cultura, com a abertura de uma janela para a TV a cabo.
Mas a atual crise da emissora dizimou o departamento responsável pela coordenação dos projetos vindos da FSA e a sitcom foi engavetada e não há, segundo o próprio canal, previsão para a exibição.
Como o período de exclusividade expirou, a série encontrou a chance de ir ao ar na TV paga. O grupo Turner comprou os direitos de exibição e planejou a inserção na grade do TBS, mas revisou o material e preferiu integrá-lo ao canal Warner.
"Não sabemos se a Cultura voltará a dar atenção para a nossa série e percebemos que não somos prioridade deles", comenta Moura. "Mas estamos muito felizes em estrear em um horário bacana na programação da Warner."
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline