Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Documentário chinês sobre minas de carvão embola disputa em Veneza

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

GUILHERME GENESTRETI, ENVIADO ESPECIAL
VENEZA, ITÁLIA (FOLHAPRESS) - Penúltimo dos títulos exibidos durante a mostra competitiva do Festival de Cinema de Veneza, o documentário franco-chinês "Beixi Moshuo (Behemoth"), de Zhaon Liang, embolou a disputa pelo Leão de Ouro, que será concedido na noite deste sábado (12).
O filme é o título mais elogiado pela imprensa local e estrangeira dentre os 21 concorrentes da mostra. Superou os bem cotados "Francofonia", do russo Aleksandr Sokurov, e "Sangue del Mio Sangue", de Marco Bellocchio.
O documentário registra o cotidiano de trabalhadores em minas de carvão do país asiático. Captura, com imagens impressionantes, a jornada extenuante e perigosa em soldas e os riscos a que eles estão expostos. Focando os rostos sem expressão desses operários, o diretor descreve a mancha em suas caras como "maquiagem tatuada".
Tudo no filme, das imagens espetaculares do cotidiano fabril ao ensurdecedor barulho das explosões das minas, beira o terrível, o grandioso.
Até por isso, o título do filme faz referência a Belzebu, o monstruoso demônio da Bíblia, e é dessa forma, com uma narração que faz referências à "Divina Comédia", que Zhao conduz o longa.
Caso "Behemoth" ganhe o maior prêmio da mostra, repetirá o feito de "Sacro Gra", de Gianfranco Rosi, primeiro documentário a ganhar o Leão de Ouro.
O júri deste ano é presidido pelo mexicano Alfonso Cuarón, ganhador do Oscar de melhor direção por "Gravidade".

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline