Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Peça discute dívida externa do Brasil e de outros países latino-americanos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Peça discute dívida externa do Brasil e de outros países latino-americanos
Autor imagem - google - www1.folha.uol.com.br - Foto: Reprodução

MARIA LUÍSA BARSANELLI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O coletivo paulista [pH2]: estado de teatro viu em 1985 um período marcante. Não só era o ano de nascimento de muitos de seus integrantes, mas também a data que assinalava o fim da ditadura militar no Brasil.
O ano foi então o norte para construir o espetáculo "Projeto 85 - A Dívida em Três Episódios", que o grupo apresenta neste sábado (15) e domingo (16), no Itaú Cultural, em São Paulo.
A companhia se juntou a mais dois grupos latino-americanos -La Maldita Vanidad (Bogotá) e Lagartijas Tiradas al Sol (Cidade do México)- cujos países também viveram uma transformação em 1985: a Colômbia passou pela Tragédia de Armero (com a erupção do vulcão Nevado del Ruiz), e o México vivenciou um desastroso terremoto.
A ideia inicial era falar da reconstrução dos desses países, mas logo decidiram focar outra questão: como essas nações, depois de viverem desastres naturais ou ditaduras, passaram a contrair uma dívida externa para se reerguer. E de que forma isso afetou suas populações.
"Isso entrou no nosso cotidiano, é meio natural, quase normal para a gente sempre estar devendo alguma coisa". diz Rodrigo Batista, integrante do p[H2].
TRÊS PARTES
O espetáculo foi dividido em três partes. A primeira ("O Rosto da Mulher Endividada") é um filme no qual dez mulheres (interpretadas pelas mães dos atores da p[H2]) representam uma mesma personagem: Helena Fracasso, que vive um sucessivo endividamento.
Na segunda ("Endividamento Privado"), feita em parceria com o grupo La Maldita Vanidad, três irmãos precisam decidir o que fazer com a casa do pai, que acaba de morrer, antes que ela apodreça.
Já o último ("Endividamento Público"), criado com a Lagartijas Tiradas al Sol, se passa logo após uma catástrofe. Destruído, o local deve ser reconstruído, mas, para isso, seu endividamento com outras nações só cresce.
O projeto também foi uma forma de o p[H2] trabalhar linguagens diferentes da sua, que se aproxima bastante da performance. Dessa forma, mesclou elementos do La Maldita (bastante realista e com pesquisa voltada à dramaturgia) e do Lagartijas (que busca o documental).
"Ainda quisemos nos aproximar do restante da América Latina", afirma Batista. Somos muito distantes, talvez por termos outra língua, mas é uma distância muito esquisita, porque ao mesmo tempo somos muito próximos, fisicamente e culturalmente."

PROJETO 85 - A DÍVIDA EM TRÊS EPISÓDIOS
QUANDO sáb. (15), às 20h, dom. (16), às 19h
ONDE Itaú Cultural - Espaço Multiuso, av. Paulista, 149, tel. (11) 2168-1777
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline