Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Feira Tijuana traz a São Paulo editoras independentes da América Latina

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

ANGELA BOLDRINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O projeto começou como uma prateleira de livros na Galeria Vermelho, se expandiu para uma feira, e mudou de casa para abrigar o crescimento das últimas edições.
Essa é a trajetória da Feira Tijuana, que acontece neste final de semana em São Paulo, trazendo para a cidade artistas e editoras independentes de toda a América Latina.
"Muitos artistas trabalham com o livro, e não tinham espaço propício para mostrá-los", conta Ana Luiza Fonseca, diretora da Tijuana.
O chamado "livro de artista", foco da feira, é uma obra de arte que usa, como uma tela, por exemplo, o formato de livro como meio.
"Foi bastante utilizado nos anos 1960 e 1970, durante a ditadura, porque dava pra levar, esconder", explica.
Hoje, o formato é atraente, segundo ela, por ser livre de proporções industriais. "Você não precisa do aval de uma editora para publicar."
Em sua oitava edição, a feira recebe editoras de várias partes do país, como a catarinense par(ent)esis, a venezuelana Carmem Araujo Arte Ediciones, e a carioca A Bolha.
Além das bancas de cada editora, a feira terá outras intervenções, como a do coletivo paulistano ocupeacidade, que montará um ateliê de impressão e a rádio Volcán Mudo, de Bogotá, na Colômbia, que transmitirá programação ao vivo durante o evento.
Será montada, também, uma banca de revistas de arte de pequena tiragem de países como África do Sul e Suécia.
O nome da feira, emprestado da cidade de Tijuana, na fronteira do México com os Estados Unidos, surgiu na época da prateleira. "O livro de artista também é uma fronteira, algo que não pertence ao fundo branco de uma galeria, mas também não pertence a outras livrarias."

FEIRA TIJUANA DE ARTE IMPRESSA
QUANDO Sáb. (8) E Dom. (9), Das 12h Às 20h
ONDE Casa Do Povo, R. Três Rios, 252, Tel. (11) 3227-4015
QUANTO Grátis

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline