Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Filme sobre marco da luta gay estreará no Festival de Toronto

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

GUILHERME GENESTRETI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para todo movimento político existe uma pedra fundamental. No caso de Stonewall, rebelião que em 1969 marcou o início do movimento gay, essa pedra foi um tijolo -atirado à janela de um bar onde homossexuais se encontravam em Nova York e que deu início a um confronto entre a polícia e os frequentadores do lugar.
O episódio, que aconteceu na madrugada de 28 de junho daquele ano, é o tema do filme "Stonewall", um dos títulos mais badalados na programação do Festival de Cinema de Toronto.
O filme tem direção de Roland Emmerich –uma guinada temática e tanto, se considerarmos que ele é famoso por blockbusters apocalípticos como "O Dia Depois de Amanhã" (2004), "Independence Day" (1996) e "2012" (2009).
O inglês Jeremy Irvine ("Cavalo de Guerra") faz o papel de um jovem gay que se muda para Nova York vindo do conservador Estado do Kansas. Ele amadurece politicamente em meio aos acontecimentos daquela época. O filme também conta com Jonathan Rhys Meyers (da série "The Tudors") e Ron Perlman ("Hellboy") no elenco.
O personagem de Irvine, Danny, aparece no trailer como um dos jovens revoltosos.
Naquela noite em 1969, a polícia nova-iorquina havia feito mais uma de suas batidas nos bares da cidade e ordenado que todos os frequentadores do Stonewall, tradicional ponto de encontro de homossexuais, saíssem do local.
Diante da truculência de alguns policiais contra parte dos frequentadores -alguns chegaram a ser algemados e levados num camburão-, muitos dos homossexuais e transexuais que ali estavam se insurgiram e enfrentaram a polícia com paus, pedras e o que estivesse nas ruas. A revolta deu início a uma série de marchas do orgulho gay na cidade, que inspiraram outras ao redor do mundo.
O Festival de Toronto tenta se firmar como um dos mais importantes do meio e acontece entre 10 e 20 de setembro na cidade canadense. Outros títulos da escalação incluem a ficção científica "The Martian", de Riddley Scott, e o drama "Remember", de Atom Egoyan.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline