Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Crise econômica em Paraty afeta 13ª edição da Flip

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

ANDRÉ BARCINSKI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Flip, que começou nesta quarta-feira (1º), é um dos eventos mais aguardados pelos paratienses, por causa dos lucros que costuma trazer ao comércio e turismo locais. E essa ajuda virá em boa hora.
A exemplo de todo o país, a cidade vem sofrendo com a crise econômica: restaurantes, pousadas e lojas viram seu faturamento cair entre 20% e 30% em 2015.
No primeiro trimestre do ano, a prefeitura recebeu cerca de R$ 10 milhões a menos de royalties do petróleo, comparado ao mesmo período do ano passado. Uma queda de cerca de 40%.
Segundo o Secretário de Turismo de Paraty, Wladimir Santander, isso resultou em cortes de 30% em projetos de cultura e turismo. Ele considera a realização da Flip uma vitória: "Num ano tão difícil, em que outros eventos literários importantes foram cancelados, como o de Passo Fundo (RS), por exemplo, ter a Flip é essencial para nós".
O problema é que a crise também atingiu a Flip, e o faturamento do comércio local não deverá chegar perto do número de anos anteriores. Sebastian Buffa, dono da Paraty Tours, a maior operadora de turismo da cidade, estima que a taxa de ocupação de hotéis e pousadas este ano deverá ser de 70%, contra 90% no ano passado.
O número de contratações de moradores locais para a equipe da Flip também diminuiu, de 373 em 2014 para 330 em 2015. As obras de montagem de tendas e infraestrutura foram mais rápidas, o que prejudicou restaurantes locais que atendiam às equipes.
Genesi Lopes dos Santos, proprietário do restaurante Thai Paraty, onde as equipes costumam fazer refeições, diz que o trabalho de montagem, que geralmente começava 30 dias antes do evento, este ano foi iniciado com apenas 15 dias de antecedência. Santos calcula que seu faturamento caiu 30% em 2015: "Ano passado já foi ruim por causa da Copa, quando Paraty ficou às moscas, mas este ano está ainda pior".
Paraty anda sofre o efeito negativo de dois crimes que foram notícia em todo o país: no Carnaval, uma pessoa foi morta e nove ficaram feridas num tiroteio entre gangues de traficantes rivais. E em maio, o prefeito Carlos José Gama Miranda, o Casé (PT), sofreu um atentado a tiros quando saía da prefeitura e foi atingido de raspão na cabeça. O autor dos disparos não foi encontrado.
FLIP 2015
A 13ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) acontece entre esta quarta (1ª) e domingo (5). O homenageado desse ano é o poeta modernista Mário de Andrade.
O orçamento da Flip em 2015, de R$ 7,4 milhões, é o menor da última década.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline