Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Escritora portuguesa Hélia Correia vence Prêmio Camões

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

RAQUEL COZER
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Inédita no Brasil, a escritora portuguesa Hélia Correia foi anunciada nesta quarta (17) a vencedora do Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário a autores de língua portuguesa.
Escolhida por unanimidade pelo conjunto de sua obra, a autora de "O Separar das Águas" (1981) e "Adoecer" (2010) receberá cem mil euros (cerca de R$ 350 mil) pela honraria. O anúncio foi feito no palácio São Clemente, sede do consulado português do Rio, onde se reuniu o júri.
O Prêmio Camões costuma ser atribuído em anos alternados a escritores brasileiros e de países lusos. Em 2014, o vencedor foi o memorialista brasileiro Alberto Costa e Silva. Mia Couto, Dalton Trevisan, Ferreira Gullar, João Ubaldo Ribeiro, José Luandino Vieira (que recusou a premiação) e Rubem Fonseca foram agraciados em edições anteriores.
Nascida em Lisboa, em 1949, Correia iniciou carreira literária com poesia, mas também escreveu romances, novelas e contos, além de estudar teatro clássico.
Publicada em Portugal desde 1983 pela Relógio d'Água, Correia já venceu vários prêmios, como o Prêmio de Ficção do Pen Club 2001, por "Lilias Fraser", e o Prêmio do Conto Camilo Castelo Branco 2014 por "Vinte Degraus e Outros Contos".
Ao jornal português "Público", seu editor, Francisco Vale, disse: "Hélia é um dos escritores que melhor trata a língua portuguesa, com uma obra muito diversificada - romance, poesia, obras dramáticas, contos, literatura infanto-juvenil. O português dela é muito fecundo. Tem um estilo próprio, com uma grande precisão de linguagem. Cada frase tem o número exato de sílabas. Ela leva o rigor da escrita a esse ponto".
O júri que selecionou Correia incluiu os portugueses Pedro Mexia e Rita Marnoto; os brasileiros Antonio Carlos Secchin e Affonso Romano de Sant'Anna; e, representando países africanos de língua portuguesa, o santomense Inocência Mata e o moçambicano Mia Couto, vencedor da edição de 2013.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline