Neil Young desautoriza Donald Trump a usar música em campanha presidencial
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Neil Young criticou Donald Trump por o empresário e apresentador ter usado "Rockin' In The Free World" no lançamento de sua candidatura à presidência.
Trump disputa as prévias do Partido Republicano para as eleições de 2016. Na terça-feira (17), apresentou sua candidatura em entrevista coletiva à imprensa -a música de Young tocou enquanto o empresário subia ao palco.
Representantes do músico canadense soltaram uma declaração, dizendo que Trump "não estava autorizado" a usar "Rockin' In The Free World". "Neil Young, um cidadão canadense, apoia Bernie Sanders para a Presidência dos Estados Unidos", informou o site "Deadline".
Já o pré-candidato rebateu, dizendo que tinha pago pelos direitos de usar a música, segundo o "TMZ".
Young deve lançar ainda em junho seu 36º álbum de estúdio, "The Monsanto Years", com canções de protesto contra a empresa agrícola Monsanto. O disco deve sair junto com um documentário.
Quem também já comprou briga com políticos pelo uso de músicas foi Johnny Marr, ex-guitarrista dos Smiths. Em 2010, ele passou o pito no primeiro-ministro britânico David Cameron -que usava músicas da banda em inserções na rádio- e pediu que ele parasse de dizer que gostava da banda.
Repetiu a bronca em janeiro, quando o político posou vestindo uma camiseta com uma foto do grupo. "Não posso permitir que esse primeiro-ministro capitalista apareça por aí com a camiseta da minha banda", diz Marr.
