Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Casa de Rui Barbosa abrirá acesso a carta misteriosa de Mário de Andrade

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

RAQUEL COZER
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Casa de Rui Barbosa decidiu abrir, nesta quinta (18), acesso à única carta de Mário de Andrade para Manuel Bandeira que, presente em seu acervo desde 1978, ainda não tinha sido disponibilizada para o público.
A decisão foi tomada depois que a CGU (Controladoria Geral da União) deu um prazo de dez dias, a partir do último dia 9, para que a instituição revelasse o conteúdo da carta.
A carta é uma das 15 cartas trocadas entre os escritores entre 1928 e 1935 que fazem parte do acervo de Bandeira na Casa de Rui. Ficava separada das outras, numa gaveta à parte.
Acredita-se que nela Mário de Andrade fale abertamente de sua homossexualidade -embora tenha dado pistas sem fim em outras cartas e em sua obra, como no caso do conto "Frederico Paciência".
"Tomei conhecimento dela há mais de 20 anos, mas nunca mais a vi. Parece que a família tem pedido para que continue reservada", diz Júlio Castañon Guimarães, pesquisador aposentado da Casa de Rui. Em entrevista à Folha de S.Paulo, em janeiro, Carlos Augusto de Andrade Camargo, sobrinho de Mário, disse que o pedido partiu do próprio Bandeira.
O pedido que deu origem à decisão da CGU foi feito via Lei de Acesso à Informação em fevereiro.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline