Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Sem João Gilberto, série 'João Donato' revê carreira do músico da Bossa Nova

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

FERNANDA REIS
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - João Donato, 80, já viu e fez quase tudo em seus 65 anos de carreira. Participou dos primórdios da Bossa Nova, trabalhou com orquestras latinas e músicos de jazz nos Estados Unidos, fez parcerias com músicos da nova geração, como Tulipa Ruiz, com quem gravou a música "Tafetá".
Todos esses diferentes caminhos estão retratados na série documental "João Donato", que estreia neste sábado, às 20h30, no Canal Brasil. Em quatro episódios, a produção dirigida por Tetê Moraes e Lysias Enio, irmão do artista, repassa sua prolífica carreira.
"Cada episódio tem uma temática, um caminho do João", conta Tetê. Na estreia, trata-se do caminho da música. "É sobre como ele chegou lá. A infância, as influências musicais." No segundo, é o caminho do Rio, com seu período na Bossa Nova.
"O terceiro episódio é o caminho do mundo. O percurso internacional dele, como ele se enturma com a turma do jazz e da música latina." A produção termina com o caminho de casa, com uma série de encontros com velhos parceiros, como Martinho da Vila e Caetano Veloso.
A grande ausência na produção é João Gilberto que, conta Tetê, chegou a morar uma temporada na casa dos pais de Donato. "Eu gostaria que tivesse aparecido a Gal Costa e o João Gilberto", diz Donato. "Mas ele não aparece em filme nenhum!", ri.
"Não o convidamos diretamente", diz Tetê. "Mandei e-mails, mas ou não havia retorno ou o retorno era de que ele não queria contato."
Os convidados que aparecem no filme gravaram números especialmente para o programa, na casa de Donato, num clima de intimidade.
"Tenho uma proximidade muito grande com ele, o que permitiu um acompanhamento afetuoso da atividade dele. Chegamos com a câmera mais perto, na casa dele. Tem uma aproximação íntima com o processo de criação e o trabalho dele", diz Tetê.
"Foi bastante divertido, ficou diversificado e agradável de assistir", afirma Donato.
LONGA-METRAGEM
O projeto foi pensado inicialmente, em 2006, como um filme. Os diretores não conseguiram, entretanto, captar recursos para financiá-lo. "Participamos de vários editais, mas não tivemos resultado positivo dos patrocínios, apesar da importância do João", conta Tetê.
Em conversas com o Canal Brasil, optaram por adaptar o projeto à televisão. Com o Fundo Setorial Audiovisual, conseguiram captar R$ 500 mil dos R$ 800 mil que precisavam. "Fomos completando com dinheiro próprio e ajuda de parceiros."
A ideia do filme, porém, não foi descartada. "Temos muito material, podemos, se houver recursos, fazer um longa incorporando o que ficou de fora", afirma a diretora. "Haveria um outro ritmo, não seria uma coisa tão cronológica. A gente optou pela cronologia para facilitar o entendimento na televisão. Cada episódio tem princípio, meio e fim", diz.
Para a cineasta, Donato está tendo agora o reconhecimento que merece. "Depois dos 50 anos da Bossa Nova [em 2008] começou a ter discos reeditados, tem gravado muita coisa. O reconhecimento que ele tem no exterior tem tido de uns seis anos para cá no Brasil", opina.
Donato, enquanto isso, continua trabalhando como nunca, com projetos variados -de gravações com orquestras sinfônicas a um disco com o filho, Donatinho. "Trabalhar com música é um privilégio, uma dádiva do céu", diz. "É muito prazeroso e saudável quando a gente leva a música como religião, uma profissão séria, e não para ficar famoso ou conquistar status, mas simplesmente pela arte. É um bálsamo para o espírito e traz longevidade."
JOÃO DONATO
Estreia da série
QUANDO sábado (13), às 20h30, no Canal Brasil

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline