Visitantes encaram 1 hora de fila para ver obras de Miró em São Paulo
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A retrospectiva dedicada ao pintor e escultor espanhol Joan Miró no Instituto Tomie Ohtake teve longas filas na manhã desta sexta (5).
Entre 11h e 12h30, os visitantes esperaram uma média de 1h30 para ver as obras da exposição. O instituto ainda não divulgou números, mas funcionários do local estimam que 500 pessoas passaram por lá pela manhã.
Quinta (4) e sexta (5) tiveram público reforçado por causa do feriado.
A partir das 13h30, o movimento ficou menos intenso. Até o fim da tarde, o tempo de espera para comprar ingresso e entrar na espaço variava entre 20 e 40 minutos.
Por volta das 16h30, havia cerca de 200 pessoas na fila.
Bruno Ueno, 29, chegou às 13h30 e esperou apenas 20 minutos para ver as obras. "Essa hora do almoço sempre é bom para visitar, fica mais vazio. Dá para aproveitar com mais calma, a exposição estava muito bonita."
Elza Cotrim, 72, veio de Campinas com o marido especialmente para ver a exposição.
"Achei muito bom, tanto as telas quanto as esculturas. A mostra faz um bom apanhado de toda a carreira de Miró. Já vi esses trabalhos em Barcelona e esta exposição do Tomie Ohtake não fica nada a dever."
Na maior mostra do espanhol já realizada no país estão mais de cem obras de todas as fases de sua vida, sendo mais de 40 delas pinturas.
Em três salas do centro cultural paulistano, é possível observar a evolução da linguagem de Miró, um dos artistas mais influentes do século 20, morto aos 90, em 1983.
São trabalhos que vão desde os anos 1930, com o surgimento de seu vocabulário visual de personagens como o pássaro, o homem e a mulher, até as pinturas de gestual mais bruto e errático dos anos 1970, influenciadas pelo trabalho de expressionistas abstratos, como Jackson Pollock, que ele viu nos Estados Unidos.
JOAN MIRÓ
QUANDO: de ter. a dom., das 11h às 20h; até 16/8
ONDE: Instituto Tomie Ohtake, r. Coropés, 88, tel. (11) 2245-1900
QUANTO: R$ 10
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline