Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Bailarina russa Maya Plisetskaya morre aos 89 anos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Bailarina russa Maya Plisetskaya morre aos 89 anos
Autor Em foto de 1998, a bailarina Maya Plisetskaya após apresentação em Kiev, na Ucrânia (Foto: Efrem Lukatsky/AP) - Foto: Reprodução

A bailarina russa Maya Plisetskaya, 89 anos, morreu neste sábado (2), em Munique, na Alemanha. Ela sofreu um ataque cardíaco. A artista era conhecida como "a rainha do ar" e conquistou um de seus primeiros êxitos com a representação, em 1947, de "O lago dos cisnes".

A bailarina ucraniana Maya Plisetskaya (Foto: Efrem Lukatsky/AP)

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo o diretor do teatro Bolshoi, Vladimir Urin, disse à agência russa TASS, "os médicos tentaram de tudo, mas não havia nada que pudessem fazer." O diretor do Bolshoi contou ter sido informado pelo marido da bailarina, o célebre compositor russo Rodion Shchedrin, de que Plisetskaya faleceu na Alemanha, onde o casal tinha uma residência. "Algumas semanas atrás, nós nos reencontramos. Ela estava saudável, fazia brincadeiras, mas bom, aconteceu, o coração da maior entre todas as bailarinas parou", declarou Urin à agência RIA Novosti. Por meio de um comunicado de seu serviço de imprensa, o presidente russo, Vladimir Putin, expressou suas condolências à família.

CarreiraPlisetskaya dançou por meio século e levou ao tradicional balé soviético coreografias modernas. Nascida em 20 de novembro de 1925, em Moscou, teve o pai, engenheiro, assassinado em 1938. Sua mãe, uma atriz, foi acusada de traição e enviada a um campo de trabalhos forçados no Cazaquistão.
Maya ingressou no Bolshoi em 1943. Durante 50 anos, ela cativou as plateias com a pureza de suas apresentações. Graças à sua versatilidade, pôde interpretar personagens tão diversos como a czarina enlouquecida de "A fonte de Bajchisarai", a perversa Kitri de "Dom Quixote", "Carmem", e "Ana Karenina".

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline