Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Cartas inéditas de Frida Kahlo a amante vão a leilão em Nova York

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Não sei escrever cartas de amor. Mas queria dizer que todo o meu ser se abriu a você. Desde que me apaixonei, tudo se transformou e está cheio de beleza... Amor é como um aroma, como uma corrente, como chuva. Você sabe, meu céu, você chove em mim e eu, como a terra, recebo você."
A carta acima, enviada pela artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954) em outubro de 1946 para seu amante em Nova York, o artista refugiado espanhol José Bartoli (1910-1995), é uma das várias que ela escreveu durante seu casamento com o pintor Diego Rivera (1886-1957) e que permanecem inéditas.
No próximo dia 15, esta e outras 24 missivas, todas com algo entre 2 e 12 páginas, serão negociadas em um leilão de livros raros, mapas e autógrafos na Doyle, em Nova York.
Num momento em que a produção da artista está em grandes mostras em Detroit e em Nova York, o conjunto promete se tornar o principal atrativo do leilão, chegando a alcançar US$ 120 mil (cerca de 380 mil), na estimativa dos leiloeiros.
Kahlo conheceu Bartoli em Nova York, em 1946, quando tinha 39 anos e foi à cidade para uma cirurgia -decorrência do acidente de ônibus que sofreu aos 18 anos e que a deixou parcialmente paralisada e com dores pelo resto da vida.
Até 1949, já de volta à Cidade do México e casada com Rivera, ela escreveu cerca de cem páginas de correspondência poética para Bartoli.
Com desenhos e fotografias, as cartas trazem novas informações sobre a paixão de Kahlo por Bartoli, uma gravidez desconhecida, sua relação com Rivera e seus anseios pessoais e profissionais. Também jogam luz sobre uma das pinturas mais conhecidas de Kahlo, "Árvore da Esperança", um auto-retrato duplo completado em 1946.
"O arquivo de Frida Kahlo é de enorme importância. Suas cartas a José Bartoli são totalmente novas e inéditas. Elas trazem novidades sobre uma dos artistas mais importantes do século 20, e seu conteúdo certamente levará a novos estudos sobre Frida Kahlo", disse o especialista responsável pelo leilão, Peter Costanzo, em entrevista ao "Observer", sobre o acervo, que Bartoli manteve em segredo até morrer, em 1995.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline