Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Festival de Teatro de Curitiba tem redução de público em 2015

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

NELSON DE SÁ, ENVIADO ESPECIAL
CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - O 24º Festival de Teatro de Curitiba termina neste domingo (5) com um público inferior ao alcançado em sua edição anterior.
Fundador e diretor do evento, Leandro Knopfholz estima que os números superem 200 mil espectadores, mas fiquem "um pouco aquém" dos 230 mil de 2014 e de outros anos.
Segundo ele, o resultado reflete a programação de espetáculos de menor atração para o grande público, na mostra oficial.
"No ano passado, tínhamos espetáculos com apelo comercial um pouco maior", diz Knopfholz. "A gente não superou 2014, mas não é pouca gente, mais de 200 mil pessoas."
A média de comparecimento foi de 75% a 80%, segundo sua estimativa. Os números definitivos saem na próxima terça (7).
Sobre questionamentos à qualidade dos espetáculos da mostra oficial, o diretor afirma que ela "reflete a cena teatral" brasileira.
"Não vejo quem poderia estar aqui e não está, qual espetáculo. O festival traz esse apanhado do ano, e tem ano com que as pessoas vão se identificar menos. A gente cumpriu o papel de mostrar um retrato do momento."
PATROCÍNIO
A edição de 2015 enfrentou redução de patrocínio, de R$ 8 milhões para R$ 6,5 milhões, creditada ao momento econômico do país. A imprensa local publicou que o festival esteve sob risco de não acontecer.
A Folha apurou que um dos principais patrocinadores chegou a informar, quatro meses antes do início, que não participaria do evento neste ano, voltando atrás depois.
Para 2016, quando o evento comemora seu jubileu de prata, como destacou o diretor, não há possibilidade de ele ser suspenso.
Três patrocinadores, Tradener, Ueg e Copel, "já assinaram renovação, o que permite afirmar que o festival acontece", faltando definir com que tamanho e formato.
Outros, inclusive o banco Itaú, que agora também financia —no mesmo período do ano— a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, as negociações recomeçam no final deste mês.
"O objetivo é renovar com todos. Não renovando, vamos para o mercado buscar substitutos", diz Knopfholz. "O pessoal do Itaú estava aqui, e a gente ouviu deles que ficaram satisfeitos com o resultado."
Sobre o MITsp, o diretor diz não ver concorrência, dizendo que a proximidade até potencializa a atenção dada ao teatro.
"É uma proposta diferente: o MIT olha para fora do Brasil, a gente olha para dentro", diz. "E a gente faz um festival para o público, desde a primeira edição. A gente quer levar gente para o teatro."
O jornalista NELSON DE SÁ e a fotógrafa LENISE PINHEIRO viajaram a convite do festival.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline