Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Fernando Meirelles critica políticos brasileiros em artigo no "The Guardian"

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em artigo publicado no jornal inglês "The Guardian", nesta quinta-feira (19), o cineasta Fernando Meirelles fez duras críticas ao governo brasileiro.
Intitulado "O Brasil teve muitas promessas não cumpridas", o texto busca explicar os fatores que desencadearam as manifestações da última semana e traz o ponto de vista do diretor sobre o atual momento político do país.
"Dilma Rousseff vem mostrando um governo cada vez mais comprometido e inepto. Não me surpreendem os pedidos de impeachment", escreve Meirelles logo após o título do artigo.
Ao longo do texto, o diretor de "Cidade de Deus", "O Jardineiro Fiel", entre outros filmes, tenta reconstruir o cenário que levou Dilma Rousseff à presidência, resgatando o primeiro mandato de Lula, eleito em 2002, e mostrando a relação entre os dois políticos.
Em certo trecho do artigo, ele cita a incapacidade do PT de romper com o esquema de corrupção vigente no país.
"Não foi o PT que inventou a corrupção no Brasil. Aqui, as campanhas políticas são financiadas por empresas. Na maioria das vezes, por empreiteiras que, mais tarde, pedem o reembolso em contratos de licitação. Esse sistema absurdo se arrasta por anos."
"Mas todos pensavam que um partido de esquerda que pregava a transparência seria capaz de mudar o quadro. Isso não aconteceu e a paciência da população se esgotou, como demonstrado nos protestos."
O cineasta afirma ainda que a presidente está "isolada", tendo que lidar com o aumento da inflação, com a crise de água e energia e com as investigações sobre os desvios de verbas da Petrobras -"a maior empresa do país".
"Boa parte da população acredita que a presidente sabia sobre Petrobras."
Por fim, Meirelles adota um tom mais otimista, ao contar que alguns executivos das maiores construtoras do país foram presos e que há grandes chances de congressistas envolvidos no esquema serem punidos.
"Se eles receberem a pena que merecem, será o início de um processo ansiosamente esperado de reforma política. Como em todas as crises, a oportunidade está sempre no horizonte."

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline