Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Morre aos 77 o guitarrista Daevid Allen, ícone do rock progressivo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O músico Daevid Allen, líder da banda de rock progressivo Gong, morreu nesta quarta (11), aos 77 anos, em decorrência de um câncer. A notícia foi confirmada pelo filho de Allen, Orlando, em publicação no Facebook.
Nascido na Austrália, Allen mudou-se para a Inglaterra nos anos 1960, onde conheceu Robert Wyatt. Juntos formariam o Soft Machine, inspirado no livro homônimo de William Burroughs. O australiano deixou o grupo em 1967, e mudou-se para Paris pouco tempo depois, onde formou o Gong.
Allen enfrentava a doença desde 2014. Chegou a passar por uma cirurgia e a tratar-se com radioterapia. Em fevereiro, descobriu que tinha desenvolvido metástase e desistiu do tratamento, conta o guitarrista Fabio Golfetti, membro do Gong.
"Nosso último contato foi em dezembro, por Skype. Em fevereiro fiquei sabendo que o médico havia dito que ele só tinha mais seis meses de vida. Ele decidiu que não ia mais se tratar, achava que as coisas tinham seu curso natural", conta Golfetti. "Para quem acompanhou desde o começo, a notícia [da morte] é triste, mas é um alívio. Ele possuía uma maturidade espiritual muito grande."
Golfetti ajudou a produzir as cinco turnês de Allen pelo Brasil, tanto em sua carreira solo como com o Gong --a última em 2014, no festival Psicodália.
"Ele era uma pessoa insubstituível no campo das artes", diz Golfetti. "Tocou com o Hendriz, com o Pink Floyd, foi um dos responsáveis pelo movimento psicodélico inglês."

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline