Um dia após morrer, alemão Frei Otto é anunciado vencedor do Pritzker
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um arquiteto de arquitetos, o alemão Frei Otto foi anunciado nesta terça (10) o vencedor do Pritzker, maior honraria da arquitetura, um dia depois de sua morte, aos 89, na Alemanha.
Ele, que é o primeiro vencedor do prêmio a morrer antes do anúncio oficial, era conhecido por suas estruturas ao mesmo tempo robustas e com aparência de leveza, como as coberturas dos pavilhões dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.
Mais conhecido por seu trabalho na complexa engenharia de tetos e coberturas, usando estruturas metálicas para criar formas escultóricas, Otto costuma ser comparado ao norte-americano Buckminster Fuller, inventor dos domos geodésicos, que foi um dos nomes centrais do pós-modernismo e do movimento conhecido como era das megaestruturas na arquitetura.
"Ele adotou uma definição de arquiteto que incluiu também a de pesquisador, inventor, engenheiro, construtor, professor, colaborador, ambientalista, humanista e criador de espaços e prédios memoráveis", diz a nota do júri do Pritzker, sobre Otto.
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline