Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Um dia após morrer, alemão Frei Otto é anunciado vencedor do Pritzker

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um arquiteto de arquitetos, o alemão Frei Otto foi anunciado nesta terça (10) o vencedor do Pritzker, maior honraria da arquitetura, um dia depois de sua morte, aos 89, na Alemanha.
Ele, que é o primeiro vencedor do prêmio a morrer antes do anúncio oficial, era conhecido por suas estruturas ao mesmo tempo robustas e com aparência de leveza, como as coberturas dos pavilhões dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.
Mais conhecido por seu trabalho na complexa engenharia de tetos e coberturas, usando estruturas metálicas para criar formas escultóricas, Otto costuma ser comparado ao norte-americano Buckminster Fuller, inventor dos domos geodésicos, que foi um dos nomes centrais do pós-modernismo e do movimento conhecido como era das megaestruturas na arquitetura.
"Ele adotou uma definição de arquiteto que incluiu também a de pesquisador, inventor, engenheiro, construtor, professor, colaborador, ambientalista, humanista e criador de espaços e prédios memoráveis", diz a nota do júri do Pritzker, sobre Otto.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline