Companhia colombiana monta velório em casa na Vila Madalena
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Morrer de Amor, Segundo Ato Inevitável" é o primeiro dos dois espetáculos que a companhia colombiana La Maldita Vanidad apresenta na MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo).
Com a proposta de apresentar-se em espaços não convencionais, o grupo escolheu uma casa de família na Vila Madalena (zona oeste de São Paulo) para encenar a montar o espetáculo - que se desenrola, justamente, durante um velório improvisado na casa de uma família.
Inicialmente previsto para ser apresentado na Oficina Oswald de Andrade, "Morrer de Amor..." foi transferido para a casa (onde mora uma das produtoras da MITsp) a pedido do grupo. O horário da apresentação também foi alterado, das 16h para as 18h.
As mudanças, avisadas desde a semana passada, antes da abertura oficial da mostra, na sexta (6), aparentemente não causaram confusão.
Por volta das 17h30 desta segunda (9), a maior parte do público que tinha comprado ingressos pela internet já aguardava no terraço e na escada da casa.
Na rua, meia dúzia de pessoas sem ingressos esperava alguma desistência para poder entrar. Com lotação máxima de 50 pessoas, os ingressos se esgotaram.
Mesmo assim, quem ficou na "fila da esperança" foi recompensado. Quando a porta da casa foi aberta para o público, ainda havia uns cinco lugares disponíveis.
Disponíveis e desconfortáveis, já que os banquinhos e cadeiras deixavam todos espremidos. Talvez fosse a intenção criar esse desconforto no público, refletindo o desconforto dos personagens no velório de um jovem que morrera em circunstâncias confusas.
Fora obrigar a plateia a um estado corporal de tensão, o espaço pouco convencional não foi muito explorado. A estrutura da peça caberia perfeitamente em palco italiano.
Mas não deixou de ter o seu charme e o público, apesar do calor, de um ou outro pernilongo e da impossibilidade de mudar de posição na cadeira ou banquinho, parecia estar mobilizado pela trama, favorecida pela ótima interpretação dos atores da Maldita Vanidad.
ORGANIZAÇÃO: a distribuição dos ingressos comprados pela internet e dos poucos que sobraram foi tranquila. A acomodação do público na sala de estar também ocorreu sem problemas.
TRADUÇÃO: as legendas estavam razoavelmente bem sincronizadas, mas, para quem estava sentado nas laterais da sala, a visibilidade era ruim.
REAÇÃO: o público acompanhou o espetáculo sem grandes arroubos de entusiasmo, mas também sem demonstrar desagrado.
RESUMO: o "realismo físico" de estar na sala de uma família durante o velório compensa o desconforto. A qualidade da interpretação é outro ponto forte e valoriza o humor irônico de certas passagens da peça, além de minimizar alguns trechos que beiram o melodramático.
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline