Mulheres precisam aprender a delegar
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Após a pesquisa para o livro Você, Dona do Seu Tempo,
que foca no tema da gestão do tempo para o universo feminino, acabei descobrindo que existem diversas diferenças no processo de administração do tempo entre homens e mulheres. As mulheres possuem um volume de urgências maior do que os homens devido a seu excesso de papéis e funções.
A forma como a mulher lida com seu tempo livre é outra diferença, 78% das mulheres disseram que não tem tempo para sexo e relacionamentos. No uso do tempo, quanto menos tempo a mulher possui mais ela foca em terceiros e menos nela. Outro ponto é a dificuldade em saber dizer não e a facilidade em executar múltiplas atividades.
Como estamos no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, gostaria de dar uma dica preciosa como presente para as todas as mulheres brasileiras que desejam mais tempo livre: “Aprenda a Delegar!”
Um dos motivos apontados pela falta de tempo é que as mulheres delegam pouco, delegam mal ou não confiam o suficiente para delegar. Delegação significa “transferência de autoridade sobre a execução de uma tarefa específica para uma pessoa específica”. A solução é simples. Encontrar a pessoa certa e delegar de forma eficiente.
Aqui vão sugestões-chave para uma delegação eficiente:
· Planeje a tarefa com antecedência e, ao delegá-la, deixe sempre um dia de folga do prazo de execução dado à pessoa;
· Reserve o tempo necessário para explicar a atividade nos mínimos detalhes, ajude a pessoa a visualizar com clareza o que deve ser feito e faça perguntas para confirmar a perfeita compreensão da tarefa.
·Acompanhe ocasionalmente a execução da tarefa e pergunte se existem dúvidas ou se você pode prestar alguma ajuda.
· Delegue cada atividade a um único responsável. Determine uma data exata de entrega, assim como as suas expectativas em relação à tarefa.
· Mantenha a tarefa na esfera da importância da pessoa – conceda um prazo razoável, explique a relevância do trabalho e incentive o comprometimento.
Em casa você também não pode ser a única responsável por todos os afazeres domésticos. É hora de delegar também algumas atividades para os filhos, o marido, os parentes e outras pessoas que moram com você.
Tarefas simples e rotineiras, como lavar a louça, varrer, arrumar a casa, organizar os brinquedos e limpar o banheiro podem ser delegadas a qualquer pessoa que tenha boa coordenação motora. Aproveite um de seus encontros familiares para abordar essa questão.
·Peça ajuda de seus familiares. A atitude que surte mais efeito é perguntar o que cada um poderia fazer dentre as atividades rotineiras que devem ser delegadas.
·Depois que todos escolherem, para evitar desânimo durante o processo, organize um rodízio de atividades para que cada um descubra as coisas que mais aprecia fazer.
· Se você tiver filhos, eles devem responsabilizar-se pela arrumação e organização de seu quarto e de seus brinquedos. Isso vai, desde cedo, ensinar a eles o valor da disciplina. Podem também ajudar em outras tarefas, como arrumar as camas e varrer pequenos cômodos. Transforme essas atividades em brincadeira divertida, e não em castigo premeditado.
·Faça a distribuição das tarefas usando o quadro mensal de programação familiar. Anote a atividade a ser feita, o nome do responsável e a data.
Lembre-se que a melhor forma de fazer isso não é aos gritos e sim como se fosse uma equipe profissional que precisa de um esforço conjunto para atingir seus objetivos. Nesse caso, a meta é obter mais tempo para você viver.
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline