Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Mulheres precisam aprender a delegar

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Mulheres precisam aprender a delegar
Autor Christian Barbosa é especialista em administração de tempo e produtividade - Foto: Reprodução

Após a pesquisa para o livro Você, Dona do Seu Tempo,

que foca no tema da gestão do tempo para o universo feminino, acabei descobrindo que existem diversas diferenças no processo de administração do tempo entre homens e mulheres. As mulheres possuem um volume de urgências maior do que os homens devido a seu excesso de papéis e funções.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

 A forma como a mulher lida com seu tempo livre é outra diferença, 78% das mulheres disseram que não tem tempo para sexo e relacionamentos. No uso do tempo, quanto menos tempo a mulher possui mais ela foca em terceiros e menos nela. Outro ponto é a dificuldade em saber dizer não e a facilidade em executar múltiplas atividades.

Como estamos no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, gostaria de dar uma dica preciosa como presente para as todas as mulheres brasileiras que desejam mais tempo livre: “Aprenda a Delegar!”

 Um dos motivos apontados pela falta de tempo é que as mulheres delegam pouco, delegam mal ou não confiam o suficiente para delegar. Delegação significa “transferência de autoridade sobre a execução de uma tarefa específica para uma pessoa específica”. A solução é simples. Encontrar a pessoa certa e delegar de forma eficiente.

publicidade

 Aqui vão sugestões-chave para uma delegação eficiente:

 · Planeje a tarefa com antecedência e, ao delegá-la, deixe sempre um dia de folga do prazo de execução dado à pessoa;

 · Reserve o tempo necessário para explicar a atividade nos mínimos detalhes, ajude a pessoa a visualizar com clareza o que deve ser feito e faça perguntas para confirmar a perfeita compreensão da tarefa.

publicidade

 ·Acompanhe ocasionalmente a execução da tarefa e pergunte se existem dúvidas ou se você pode prestar alguma ajuda.

 · Delegue cada atividade a um único responsável. Determine uma data exata de entrega, assim como as suas expectativas em relação à tarefa.

 · Mantenha a tarefa na esfera da importância da pessoa – conceda um prazo razoável, explique a relevância do trabalho e incentive o comprometimento.

publicidade

 Em casa você também não pode ser a única responsável por todos os afazeres domésticos. É hora de delegar também algumas atividades para os filhos, o marido, os parentes e outras pessoas que moram com você.

 Tarefas simples e rotineiras, como lavar a louça, varrer, arrumar a casa, organizar os brinquedos e limpar o banheiro podem ser delegadas a qualquer pessoa que tenha boa coordenação motora. Aproveite um de seus encontros familiares para abordar essa questão.

 ·Peça ajuda de seus familiares. A atitude que surte mais efeito é perguntar o que cada um poderia fazer dentre as atividades rotineiras que devem ser delegadas.

publicidade

 ·Depois que todos escolherem, para evitar desânimo durante o processo, organize um rodízio de atividades para que cada um descubra as coisas que mais aprecia fazer.

 · Se você tiver filhos, eles devem responsabilizar-se pela arrumação e organização de seu quarto e de seus brinquedos. Isso vai, desde cedo, ensinar a eles o valor da disciplina. Podem também ajudar em outras tarefas, como arrumar as camas e varrer pequenos cômodos. Transforme essas atividades em brincadeira divertida, e não em castigo premeditado.

 ·Faça a distribuição das tarefas usando o quadro mensal de programação familiar. Anote a atividade a ser feita, o nome do responsável e a data.

publicidade

 Lembre-se que a melhor forma de fazer isso não é aos gritos e sim como se fosse uma equipe profissional que precisa de um esforço conjunto para atingir seus objetivos. Nesse caso, a meta é obter mais tempo para você viver.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline