Museu nos EUA exibe obra censurada da artista cubana Tania Bruguera
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP - Detida em Havana no fim do ano passado e hoje impedida de deixar seu país, a artista cubana Tania Bruguera tem sua obra "Sussurro de Tatlin #6" remontada agora no Neuberger Museum of Art, em Purchase, cidade do Estado de Nova York.
Na obra, que provocou sua detenção na virada do ano em Havana, Bruguera monta um pódio com um microfone aberto ao público. Participantes da performance têm um minuto para falar sobre qualquer assunto ao microfone enquanto são ladeados por homens fardados que posicionam uma pomba sobre o ombro do visitante, em alusão a uma fotografia de um discurso de Fidel Castro em 1959.
"Sussurro de Tatlin #6" foi mostrado há seis anos na Bienal de Havana e não tinha sido remontado até agora. Depois da retomada das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos, Bruguera tentou reencenar a performance na praça da Revolução, na capital cubana, mas foi impedida pelo governo da ilha.
Em Purchase, a obra poderá ser vista até 22 de março. A remontagem da obra é parte de uma homenagem do museu que premiou Bruguera, pelo conjunto de sua obra, em 2010.
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline