Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Escolas do Grupo de Acesso desfilam neste domingo em São Paulo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Escolas do Grupo de Acesso desfilam neste domingo em São Paulo
Autor Escolas do Grupo de Acesso desfilam neste domingo em São Paulo - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil - Foto: Reprodução

O Grupo de Acesso das escolas de samba de São Paulo desfila na noite deste domingo (15), no Sambódromo do Anhembi, a partir das 21h. Serão oito apresentações no terceiro dia de desfiles: Tricolor Independente, Colorado do Brás, Unidos do Peruche, Camisa Verde e Branco, Imperador do Ipiranga, Morro da Casa Verde, Leandro de Itaquera e Pérola Negra.

A Tricolor Independente, que teve seu início em um bloco de carnaval, nasceu em 1987. Neste ano de 2015, decidiu homenagear o chefe tribal africano, Shaka Zulu, contando sua história e exaltando o espírito guerreiro. Histórias da imigração árabe e o legado desse povo inspiraram a escola Colorado do Brás a compor seu enredo, que destaca influências na educação, gastronomia, dança e literatura. Fundada em 1975, já esteve no Grupo Especial do carnaval paulista na década de 80.

Uma antiga lenda africana, que conta a saga de uma criança que salva sua aldeia de uma feiticeira, é o tema da Unidos do Peruche. Tradicional na cidade, a escola foi fundada em 1956. O samba-enredo traz uma mensagem de transformação e coragem. A Camisa Verde e Branco apresenta o tema das previsões do futuro para o público. Uma viagem no tempo traz os conhecimentos do antigo Egito, mensagens dos deuses, astrologia e signos.

A história da escola remonta a 1914, quando o Grupo Carnavalesco Barra Funda foi criado. A Imperador do Ipiranga chega com o samba-enredo Oxente Cabra da Peste! A Imperador do Ipiranga Chegou para Coroar a Nação do Nordeste. A escola pretende exaltar a cultura e a história do povo nordestino. As plumas e os paetês, dois importantes “personagens” da festa de carnaval, compõem o tema do Morro da Casa Verde, fundada em 1962. “Eu, vinda da avestruz, pluma, e ele, vindo do acetato, paetê, faremos mais uma vez de sua noite uma alegria incansável”, divulgou a escola sobre sua apresentação de hoje.

Também com inspiração no continente africano, a Leandro de Itaquera canta a dominação sofrida e a importância de Nelson Mandela para a África do Sul na superação da desigualdade entre negros e brancos. A fundação da escola é curiosa. Surgiu em 1982, quando a menina Karin pediu ao seu pai Leandro Alves Martins um presente de aniversário: uma escola de samba. Fechando o dia de desfiles, a Pérola Negra traz para a avenida histórias sobre pérolas. Os mitos de sua origem e o símbolo do luxo em momentos da história compõem o samba. Surgida em 1973, desfilou no Grupo Especial 17 vezes. A última foi no ano passado.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline