Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Após parada cardíaca, artista Tomie Ohtake está internada em São Paulo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP - Depois de sofrer uma parada cardíaca na manhã desta terça (10), a artista plástica Tomie Ohtake, 101, está em estado grave na UTI do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Ela está internada desde 2 de fevereiro por causa de uma pneumonia. Ela receberia alta na terça (10), mas engasgou no café da manhã, teve uma broncoaspiração (aspirou conteúdo gástrico) e logo depois sofreu a parada cardíaca.
Tomie respira agora com a ajuda de aparelhos, enquanto médicos tentam sanar seus problemas pulmonares. Segundo a família da artista, seu estado de saúde é grave.
Uma das figuras mais relevantes da história da arte brasileira, ao longo de seis décadas de carreira Tomie criou, entre o gesto e a geometria, um vocabulário único, calcado na relação entre a forma e a cor.
Tomie Ohtake nasceu em Kyoto (Japão) e se mudou para São Paulo em 1936. Começou a pintar nos anos 1950, quando ainda seguia o estilo figurativo em voga entre outros artistas vindos do Japão reunidos no grupo Seibi, que tentava escapar aos rigores da arte acadêmica, embora permanecesse fiel a gêneros clássicos na pintura. Ela despontou na cena artística do país nos anos 1960.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline