Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Protagonistas mulheres se tornam cada vez mais escassas, diz pesquisa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP - Apesar do sucesso de "Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1", "Garota Exemplar" e "Malévola" em 2014, mulheres ainda são tratadas como cidadãs de segunda classe no mundo do cinema, aponta estudo divulgado pela revista "Variety".
O estudo, conduzido pelo centro de estudos sobre mulheres na televisão e no cinema da Universidade de San Diego, mostrou que mulheres são cerca de 12% dos protagonistas nos grandes sucessos de bilheteria de 2014.
Segundo a pesquisa, a situação tem ficado pior ao longo dos anos: em 2013, eram 15% e em 2012, 16%.
"Há uma crescente desconexão, um vão entre o que nós percebemos como sendo o status das mulheres em filmes e a realidade", diz a dr. Martha Lauzen, diretora executiva do centro de pesquisa. "Algumas mais famosas que acabam distorcendo nosso pensamento."
Mais jovens do que os homens (a maioria das personagens femininas estão na faixa dos 20 e 30 anos, enquanto os homens ficam por volta dos 40) elas estão pouco representadas mesmo nos papéis secundários: são apenas 29% dos personagens centrais e só 30% dos personagens com alguma fala.
Outro ponto que a pesquisa aponta é de que as mulheres tendem a ser menos definidas que seus colegas masculinos. Mais da metade deles -59%- aparecem em seu ambiente de trabalho, contra 41% das mulheres.
Além disso, 61% dos homens tendem a ser identificados apenas por suas profissões, contra 34% das personagens femininas, que costumam aparecer mais como esposas e mães (apenas 31% dos homens aparecem ligados apenas ao seu papel familiar).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline