Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Usando energia solar, projeto gratuíto exibe filmes no Largo da Batata

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP - Um furgão coberto de grafites estará estacionado no Largo da Batata nesta sexta-feira (5). O veículo será responsável por fornecer energia para uma sessão de cinema sustentável e gratuita, realizada graças aos painéis solares do automóvel. 

Trata-se do projeto Cinesolar, criado no ano passado pela produtora Cynthia Alario, da Brazucah Produções, inspirado em um projeto holandês feito nos mesmos moldes. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Aqui a gente entendeu que ia ser mais que um cinema itinerante, mas uma estação móvel que ajude na difusão deste tema [sustentabilidade]", diz Alario sobre sua versão brasileira. "Nossa cultura de captar energia solar é pequena, as pessoas ainda não conhecem, nossa proposta era poder trabalhar com a difusão deste tema, junto com as praticas artísticas". 

Calcula-se que o furgão, que já passou por diversas cidades do interior de São Paulo, além de Bahia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, faça uma economia de energia de cerca de 270 mil watts por sessão. 

Além do sistema de captação e conversão de energia solar, o carro possui uma cabine de DJ, feita com material de reaproveitamento, como placas de computador, madeira e carpete, "recolhidos no final da feira do Anhembi", conta Alario. 

publicidade

A cabine é utilizada durante oficinas promovidas antes dos filmes: uma de "ecografite", na qual os participantes fazem tinta a partir de pigmentos naturais (como a beterraba), e outra de música orgânica, que ensina a fazer instrumentos com material reciclado, como garrafas pet e tubos de papelão. 

Ao anoitecer, são retirados do furgão tapetes de PVA para cobrir o chão, 150 cadeiras, e uma tela de 200 polegadas, além do sistema de som e projeção. 

"O carro vira nossa tomada ambulante", explica Alario. 

publicidade

No evento desta sexta (5), última passagem do furgão por São Paulo neste ano, será exibido o documentário "Pedais Pensantes" de Marcelo Zerwes, sobre cicloativismo em São Paulo, além de uma seleção de curtas do "Circuito Tela Verde", iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que reúne produções com temática socioambiental. 

Antes da sessão, haverá um show do MuLtiSamBofônico, projeto do multi-instrumentista Guilherme Folco que mistura música e circo. O evento encerra com uma "rueda flamenca", da qual o público poderá participar. 

Antes do ano acabar, o Cinesolar também terá uma sessão nos Arcos da Lapa, dia 15 no Rio, e outra em Brasília, no dia 19.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline