Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Led Zeppelin tenta levar ação de plágio para tribunal inglês, mas juiz nega

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Led Zeppelin tenta levar ação de plágio para tribunal inglês, mas juiz nega
Autor 09.out.2012 - O Led Zeppelin, durante o lançamento do DVD "Celebration Day"; da esq. para a dir.: Jason Bonham, Robert Plant, John Paul Jones e Jimmy Page - Foto: Dario Cantatore/Invision/AP, file - Foto: Reprodução

Os integrantes do Led Zeppelin perderam o "primeiro round" de um processo na Pensilvânia, segundo o qual o hit "Stairway to Heaven" foi plagiado. A música, de acordo com a ação, seria uma cópia da faixa instrumental "Taurus", da banda Spirit, com quem o grupo fez turnês nos anos 1960. Conforme informou o site da revista "Billboard", os músicos do Led Zeppelin tentaram sem sucesso mudar a jurisdição do caso para a Inglaterra.

O processo foi aberto por um herdeiro do guitarrista Randy California, fundador do Spirit morto em 1997. Segundo o advogado Francis Aklexander Molofiy, que representa o herdeiro do músico, a história que Jimmy Page conta sobre a composição, dizendo que escreveu a música ao se isolar em uma cabana no País de Gales nos anos 1970, é falsa. O advogado está tentando bloquear o relançamento do disco "Led Zeppelin 4", que contém "Stairway", alegando que California deveria ser creditado como coautor da música. O disco deve ser relançado em verão remasterizada no final de outubro.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Além de Page, também está sendo processado Robert Plant e as respectivas empresas musicais dos artistas. Os acusados tentaram mudar a jurisdição do processo, alegando que são cidadãos britânicos, que residem da Inglaterra e não possuem quaisquer vínculos ou contatos na Pensilvânia.

Mas a acusação alega que os réus devem ser julgados no Estado norte-americano por "lucrarem milhões de dólares do distrito por explorá-lo diretamente com o música 'Stairway to Heaven' por meio de vendas de CDs, downloads, rádio, televisão, marketing, shows e licenciamentos."

Os integrantes da banda ainda podem recorrer e tentar novamente mudar a jurisdição do caso.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline