Australiano Richard Flanagan vence prêmio literário Man Booker Prize
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
SÃO PAULO, SP - O australiano Richard Flanagan, 53, foi anunciado nesta terça (14) o vencedor do Man Booker Prize, um dos principais prêmios literários para obras de língua inglesa, pelo romance "The Narrow Road to the Deep North".
Nascido no Estado da Tasmânia, Flanagan é o terceiro australiano a vencer o prêmio --os outros foram Thomas Keneally e Peter Carey.
A narrativa do romance se passa no período da construção da ferrovia Thai-Burma, que era conhecida como a ferrovia da morte --retratada também no filme "A Ponte do Rio Kwai".
A obra, que será lançada em 2015 pelo selo Biblioteca Azul, da Editora Globo, relata a história de Dorigo Evans, cirurgião australiano preso em um campo japonês de prisioneiros de guerra, localizado próximo à ferrovia.
A.C Grayling, que presidiu o júri, definiu o livro como um "romance absolutamente soberbo, um verdadeiro trabalho excepcional de literatura".
"Não é bem um romance de guerra, não é sobre pessoas atirando umas nas outras e bombas estourando. É muito mais sobre pessoas, suas experiências e suas relações. O que é interessante é que é muito cheio de nuances, como se todo mundo no trem de Burma, dos dois lados da história, fossem vítimas"
A história chama a atenção especialmente porque Flanagan é filho de um sobrevivente do campo japonês. Seu pai morreu, aos 98 anos, no dia em que o livro foi finalizado.
Flanagar recebeu 50 mil libras (cerca de R$ 190 mil) pelo livro, seu sexto romance. No Brasil, teve o romance "A Terrorista Conhecida" publicado pela Companhia das Letras. Outra de suas obras, "O Livro dos Peixes de William Gould", já publicada pela Companhia e atualmente esgotada, será reeditada pela Biblioteca Azul.
Os favoritos ao prêmio, segundo as casas de apostas, eram três britânicos: Howard Jacobson, Ali Smith e Neel Mukherjee. Os americanos --na primeira edição do prêmio que aceitou candidatos dos Estados Unidos-- Joshua Ferris e Karen Joy Fowler também concorriam.
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline