Visitação da Feira de Frankfurt é a mais baixa em seis anos
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
ROBERTA CAMPASSI
FRANKFURT, ALEMANHA - A edição de 2014 da Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento editorial do mundo, terminou neste domingo (12), na Alemanha, com uma pequena queda no número de visitantes em relação a 2013.
Nos cinco dias da feira, de quarta-feira (8) até este domingo (12), passaram por ela 270 mil pessoas, contra 275 mil no ano passado. Os números incluem tanto profissionais da cadeia do livro, quanto público geral.
A visitação de 2014 é a mais baixa dos últimos seis anos. Desde 2008, quando 299 mil pessoas foram ao evento, o número de visitantes vem diminuindo ano a ano.
O total de expositores da feira também vem oscilando e, em 2013, caiu para menos de 7.300, também o menor número desde 2008. A organização ainda não informou a quantidade de expositores de 2014.
MUDANÇAS NO MERCADO
Há duas possíveis explicações para a queda no número de visitantes e de empresas participantes na Feira de Frankfurt.
A primeira é que as fusões ocorridas nos últimos anos entre editoras resultaram em um mercado mais concentrado, com menos expositores potenciais.
A segunda é que o aumento da facilidade na comunicação via internet e telefonia reduziu a necessidade de profissionais irem à feira para fechar negócios.
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline