Autores debatem em Frankfurt como tornar multiculturalismo possível
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
ROBERTA CAMPASSI
FRANKFURT, ALEMANHA - Durante três dias, 25 autores ficarão reunidos na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, para refletir sobre como tornar o multiculturalismo possível e combater o extremismo.
O grupo se reuniu na quarta-feira (08), no primeiro dia da feira, e terá até amanhã (10) para apresentar um compêndio de ideias sobre como a política pode abordar a questão, particularmente sensível na Europa, onde a discussão sobre imigração e tolerância é frequente.
"O multiculturalismo é um fato. Se não conseguirmos fazer disso algo positivo, vamos enfrentar cada vez mais conflitos", afirma Janne Teller, escritora dinamarquesa à frente do projeto que já atuou como conselheira da ONU para conflitos na África e Oriente Médio.
Teller argumenta que a política tradicional não tem uma resposta para o extremismo, daí a ideia de convidar um grupo de escritores para pensar.
Perguntas como "como viver em paz uns com os outros no plano internacional e em nossa vida cotidiana?" e "como transformar os movimentos migratórios em uma força positiva para todos?" são algumas das que o grupo tentará responder.
O projeto, chamado de Frankfurt Undercover, acontece pela primeira vez e boa parte dos autores convidados para o debate são, eles mesmos, migrantes.
Entre os participantes estão Oscar Guardiola-Riviera, autor de "What if Latin America ruled the world?" (E se a América Latina dominasse o mundo?), a escritora alemã de origem búlgara Tzveta Sofronieva e o ativista indonésio Afrizal Malna.
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline