Feng Shui aplicado na cidade
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Talvez alguns estranhem o fato do Feng Shui ser projetado em uma cidade, mas por ser um estudo multidisciplinar, engloba arquitetura, planejamento urbano, design paisagístico e outras diretrizes a fim de embelezar e educar seus habitantes.
Não é fácil encontrar uma cidade perfeita, mas com a cooperação de cada cidadão em prol de algumas melhorias, ela tornar-se-á aconchegante e com alto grau de energias auspiciosas.
O primeiro passo é perguntarmos: O que temos feito para harmonizar nossa cidade?!
Talvez, a resposta seja nada... Então, chegou a hora de olhar com carinho para local que nos abriga, começando cada um cuidar do seu próprio espaço. Primeiro faça uma análise do seu imóvel, veja se necessita de uma boa pintura e alguns reparos.
Passo seguinte, como está sua calçada? Seu jardim e as árvores que enfeitam sua rua?
Organize seu lixo, tire os entulhos amontoados. É claro que o serviço público faz a sua parte, mas se ajudarmos, nossa cidade ficará ainda mais limpa e organizada.
Outro fator imprescindível é a limpeza dos terrenos baldios que ficam à mercê de animais peçonhentos e esconderijos de marginais. Alguns donos não estão nem aí!
Outra energia não auspiciosa são alguns prédios que há anos não veem um pincel de tinta, além de ser um mau Feng Shui para a cidade, causa um péssimo aspecto aos olhos dos seus habitantes e visitantes. E olha que há cidades com um grande número dessa poluição visual.
Essa filosofia chinesa também prioriza as entradas da cidade, sendo estes locais considerados os dutos das energias auspiciosas que equilibram o padrão da cidade tanto em harmonia como em prosperidade. Portanto, estes locais devem ser limpos, livre de entulhos, calçadas arrumadas, iluminação em dia, projeto paisagístico mesclado com flores coloridas agregadas com o tom refrescante do verde das palmeiras que agem como verdadeiras guardiãs do local.
Outra planta auspiciosa para as entradas é o bambu mussô, ligado simbolicamente a longevidade, e o show das coloridas azaleias. Todas essas plantas são bem-vindas e com alto teor de energ ias auspiciosas, é claro que no meio delas há uma variedade de espécies. Evite os chorões que denotam tristeza e seus galhos que pendem para baixo, e os entremeios de coroa de cristo, seus espinhos agem como flechas atingindo simbolicamente seus moradores.
Praças, parques, áreas públicas, ciclovias, áreas arborizadas, onde as pessoas possam caminhar com tranquilidade e segurança, todos esses locais devem ser bem cuidados, mesmo que a manutenção se restrinja aos órgãos públicos, nada impede que cada cidadão coopere. E quando houver qualquer irregularidade com o patrimônio público deve ser denunciado, pois a fiscalização cabe a cada um de nós.
Não podemos nos esquecer das periferias, incentivando seus moradores a cuidar bem do seu espaço para que vivam melhor e saiam da estagnação.
Portanto, para que as energias auspiciosas do Feng Shui circulem livremente envolvendo os habitantes das cidades, os requisitos básicos são: limpeza, iluminação, embelezamento, saneamento básico, fluxo do trânsito com tranquilidade, calçadas perfeitas e bem planejadas, árvores podadas ou, quando nessessário, substituídas.
Devemos sempre ter em mente que o mutirão começa do nosso portão. É assim que surge uma cidade prazerosa a qual recebe seus visitantes com um grande slogan de BEM-VINDOS. AQUI SEUS HABITANTES CUIDAM E AMAM SUA CIDADE.
Fonte: Algumas sugestões do livro Feng Shui para Brasileiros de Roberto Goldkorn
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline