Damon Albarn está entre finalistas a prêmio musical britânico Mercury
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
SÃO PAULO, SP - O músico Damon Albarn, das bandas Blur e Gorillaz, entrou com seu primeiro álbum solo para a lista de finalistas ao Mercury Prize, principal premiação musical britânica. O vencedor será conhecido no dia 29 de outubro.
Albarn concorre ao lado da poeta e rapper Kate Tempest, a cantora de R&B FKA Twigs, o duo funk-eletrônico Jungle, além do grupo de indie rock Bombay Bicycle Club, a cantora Anna Calvi, os grupos de jazz GoGo Penguin e Polar Bear, e o novo fenômeno do rock, Royal Blood.
A lista de 12 finalistas tem ainda o cantor Nick Mulvey, o grupo East India Youth e o grupo de hip hop Young Fathers.
O ganhador do Mercury recebe 20 mil libras (cerca de R$ 52 mil). Entre os vencedores de edições anteriores estão James Blake, P.J. Harvey, The xx, Speech Debelle, Elbow, Klaxons e Arctic Monkeys.
O vencedor é escolhido por um grupo de 12 jurados, formado por críticos, DJs, músicos e outras personalidades da indústria fonográfica.
"São tempos fascinantes para a música do Reino Unido", disse o presidente do júri deste ano, Simon Frith, ao divulgar a lista de finalistas.
"Há aqui sete álbuns de estréia excepcionais, além de cinco discos de artistas já estabelecidos, todos buscando novas direções empolgantes."
Albarn, 46, já foi indicado anteriormente junto com suas bandas Blur e Gorillaz --sendo a última indicação retirada quando os integrantes do grupo declararam que não queriam receber o prêmio.
Polar Bear e Anna Calvi também já foram indicados em outros anos, em 2005 e 2011 respectivamente. O músico Nick Mulvey, finalista neste ano por seu primeiro trabalho solo, já esteve na lista em 2008 como percussionista do Portico Quartet.
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline