Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Brasil inicia seleção de filmes para o Oscar 2015

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP - Foram abertas nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Cultura as inscrições para longas-metragens brasileiros para a seleção do prêmio de Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015.
Como todos os países participantes, o Brasil tem direito a escolher um de seus filmes para concorrer à indicação. A decisão será tomada por uma banca de especialistas selecionados pelo MinC e anunciada em 18 de setembro.
"O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra, "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz, "Tatuagem", de Hilton Lacerda, "Serra Pelada", de Heitor Dhalia, e "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, são provavelmente aqueles com mais chances de serem nomeados pelo MinC.
O filme de Coimbra, sobre o sequestro de uma criança no subúrbio do Rio, teve ótima trajetória em mostras internacionais: levou prêmios nos festivais de cinema de Havana, San Sebastián, Rio, Miami e Guadalajara.
Já longas rodados por Aïnouz e Ribeiro foram selecionados para o Festival de Cinema de Berlim, no começo do ano. "Praia do Futuro", sobre o romance entre um salva-vidas e um turista alemão, chegou a competir na mostra principal, mas não levou o grande prêmio.
Na programação não competitiva de Berlim, "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", sobre dois adolescentes homossexuais, levou dois prêmios: o da imprensa e o Teddy, dedicado a filmes com temática gay.
"Serra Pelada" e "Tatuagem" foram lançados em 2013, mas chegaram nos cinemas depois de outubro, o que também os torna aptos a concorrer pela vaga.
O longa de Dhalia, que gira em torno da corrida do ouro no Pará, teve 13 indicações ao último Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A obra de Lacerda, cuja trama aborda a relação entre um soldado e o membro de um ator em plena ditadura, ganhou prêmios em Gramado, Rio e Havana.
Outro forte candidato brasileiro a um Oscar, mas não na categoria de filme de língua estrangeira, é "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu.
O desenho animado sobre a busca de um garoto por seu pai em meio a um mundo fantástico ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Annecy, na França, o mais importante do gênero, e é forte candidato a ser indicado como melhor animação.
Para mais detalhes sobre os critérios e os procedimentos para a inscrição, basta acessar o site do Ministério da Cultura.
Nos últimos anos, foram apontados longas como "O Som ao Redor" (2014), "O Palhaço" (2013), "Tropa de Elite 2" (2012) e "Lula, O Filho do Brasil" (2011). Nenhum deles conseguiu a vaga. A última vez que um filme brasileiro concorreu ao Oscar foi em 2004, com "Cidade de Deus" indicado em quatro categorias.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline