Projeto usa cães de rua para terapia de idosos em asilo
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Uma iniciativa realizada em várias cidades do Brasil busca trazer maior conforto e qualidade de vida a idosos, proporcionando a eles o contato com animais. A iniciativa Cão Terapia é um projeto piloto em Novo Hamburgo, RS, e tem sido bem aceita em vários locais. A recepção foi calorosa por parte dos idosos e os cães adoraram estar com eles. Um ponto interessante é que, mesmo cães que foram maltratados enquanto estavam nas ruas, não apresentam sinais de resistência ou raiva do homem.
Segundo o voluntário fisioterapeuta e adestrador André Fröhlich, um dos objetivos da iniciativa é chamar a atenção da sociedade para esses animais, para que possam ser adotados, mesmo que tardiamente. André também desenvolve um curso pioneiro para estudantes com o foco em capacitá-los a treinar cães para que possam fazer parte do tratamento, seja com idosos, crianças ou com portadores de Alzheimer ou depressão.
Mais Cão Terapia
A ação já tem adeptos em várias outras cidades do Brasil, em alguns estados, iniciativas semelhantes já acontecem, como em Boa Vista, RR, onde os cães Simon Bolívar, Mel e Maya são os novos ‘fisioterapeutas’ dos idosos de um abrigo estadual. Fruto da parceria com a Aliança Ambiental do Brasil (Aliambra), nasceu o projeto Visita Animal, onde os cães vão regularmente visitar os idosos como uma das alternativas para melhorar o desenvolvimento psicológico e físico dos doentes, motivando os idosos a se exercitar, com atividades como caminhar ou brincar com os bichos.
(Fotos: Foto: Marcelo Marques/ Hypeness)
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline