Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Escritor Salman Rushdie abrirá Ciclo Fronteiras do Pensamento

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP, 24 de março (Folhapress) - O escritor Salman Rushdie inaugura em maio a edição 2014 do Fronteiras do Pensamento em São Paulo.

O ciclo internacional de seminários trará oito nomes de destaque em diferentes áreas: literatura, ciência, filosofia, política. Um nono participante será incluído, para falar em agosto.

As vendas de ingressos começam nesta quarta. Neste ano, o evento terá como tema a "reinvenção do mundo": os conceitos que desafiam e transformam a realidade.

"Vivemos uma época de turbulência. A economia de mercado se mostrou uma fonte inigualável de progresso, mas também de desigualdades injustificáveis, privações e patologias sociais. O pensamento sistemático pode nos ajudar a enfrentar essas questões. Pode nos ajudar a reinventar o mundo a cada geração", descreve o curador Fernando Schüler, no programa de lançamento do ciclo.

A vida de Rushdie, autor britânico de origem indiana, é um bom exemplo das turbulências que o pensamento livre pode enfrentar. Em 1989 ele publicou "Versos Satânicos", romance considerado ofensivo a Maomé e ao islã.

No mesmo ano, um decreto religioso foi emitido no Irã pelo aiatolá Khomeini, sentenciando o autor à morte, o que o forçou a se esconder até 1998, quando o governo iraniano desistiu de incentivar o cumprimento da sentença.

No outro extremo do ciclo, fechando a programação, em novembro, está outro nome literário de vulto, o argentino Ricardo Piglia. O ficcionista e crítico literário lança agora no Brasil "O Caminho de Ida" (Companhia das Letras), romance que reflete sua experiência como professor nas universidades americanas.

Entre as apresentações dos dois escritores, o elenco variado inclui o filósofo Michael Sandel. No livro "Justiça" (Civilização Brasileira), fruto de suas concorridas aulas em Harvard, ele trata de temas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio, impostos e religião.

Da seara científica, estão confirmados dois físicos. O britânico Geoffrey West dedica-se a pesquisar as cidades e modelos de crescimento que estimulem a interação entre os habitantes e o espaço urbano. Já o americano Brian Greene ganhou fama por traduzir de forma simples conceitos complexos, como a teoria das cordas.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline