Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Concorrência com web faz televisão se aproximar da vida real, diz Zico Goes

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP, 14 de janeiro (Folhapress) - A internet mudou a TV, que está cada vez mais próxima do mundo on-line -e do mundo real. O diagnóstico é de Zico Goes, 49, que após 20 anos na direção de conteúdo da MTV, assumiu há dois meses a coordenação do departamento de TV da produtora Conspiração.

"Como telespectador aflito vejo que a TV melhorou muito nos últimos anos. Uma das razões foi a pulverização ocorrida com a TV paga, que trouxe diversidade e transformou a televisão em uma espécie de grande banca de jornal", afirma.

O outro ponto de virada é justamente a internet. "Antes, a programação era muito glamorizada, distante da realidade do espectador. Com o advento da internet, ficou claro que as pessoas querem se relacionar de verdade, ver coisas com que se identificam mais. Com o advento dos reality shows, as pessoas passaram a querer um pouco mais de verdade e menos roteiro."

Goes acredita que reflexos da proximidade com a web podem ser vistos até na TV aberta, que ficou mais natural e menos robótica. "Nos telejornais clássicos, de bancada, passaram a reconhecer que tem um colega do lado. Olham, interagem, adotam uma linguagem mais real. Em alguns programas, até a bancada foi extinta."

Apresentador nu

O emblema maior dessa fase, segundo o diretor, é a ascensão de uma figura como Tiago Leifert, apresentador esportivo da Globo que também comandou o "The Voice", descontraído e extrovertido. "Ele está nu. Aparece a calça, o pé. O Tiago é um cara perfeito para isso porque é ele mesmo, é solto." O diretor destaca ainda o novo "Vídeo Show", sem bancada e com auditório, como expoente da tendência.

"Junte a isso as redes sociais, que hoje são usadas para comentar o que acontece na TV. Mais de 50% dos assuntos discutidos lá tem a ver com a programação de TV. Isso faz com que a velha mídia, a televisão, vá bem, obrigado."

Mas, contraditoriamente, nesta nova fase mais "real" da TV, o roteiro é determinante para o modelo de maior sucesso. Zico Goes avalia que a série de ficção é a mina de ouro da televisão hoje. A lei da TV paga acelerou a corrida por seriados no país, e o cenário global -nos EUA, as séries de TV hoje têm sido vistas como um produto mais nobre do que a atual produção de Hollywood- dá um empurrãozão. O resultado são novas estreias todos os meses.

O curioso é ver que o movimento não ocorre apenas na TV paga, que tem que cumprir a meta da produção nacional, mas também nas TVs abertas -que, embora tenham estrutura de produção, passam a encomendar seriados prontos ou em esquema de coprodução a produtoras independentes. No caso da Globo, por exemplo, os "Experientes", que deve ser exibido ainda neste ano, é feito em coprodução com a O2, e "Doce de Mãe", que estreia no fim do mês, com a Casa de Cinema de Porto Alegre.

"A audiência quer diversidade. Se o cara produz e emite ao mesmo tempo, acaba mofando, não abre a janela para entrar ar fresco. Abrir a janela e fazer com que a produção independente alimente os canais traz novidade, novos atores, apresentadores, estética."

Acervo da MTV

Além de comandar a área de TV da Conspiração, Zico Goes se preocupa com o destino do acervo da MTV Brasil, que pertence à editora Abril. Segundo ele, é uma questão "pessoal e emocional".

"Eu me preocupo com o gerenciamento. O acervo precisa ser digitalizado. Daqui a pouco ele se perde. Acho importante torná-lo público, criar negócios em torno dele", diz.

Segundo Zico, a Conspiração está pedindo autorização de uso das imagens, e o apresentador Fabio Massari quer usar uma entrevista que fez com o inglês Malcom McLaren (1946-2010), empresário dos Sex Pistols, como base para uma HQ.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline