Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Dois estreantes e um tradutor vencem Paraná de Literatura

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP, 21 de novembro (Folhapress) - Dois autores inéditos e um escritor mais conhecido pela produção como tradutor são os vencedores da segunda edição do Prêmio Paraná de Literatura 2013, que teve o resultado divulgado hoje (21).

Sem nenhum livro anterior publicado, o psicanalista gaúcho Jaci Palma venceu na categoria romance, com "Meu Primeiro Morto". A poeta mineira Adriane Garcia foi a agraciada em poesia, por "Fábulas para Adulto Perder o Sono".

confira também



Já o escritor e tradutor curitibano Caetano Galindo (vencedor do Jabuti pela tradução de "Ulysses", de James Joyce) foi o selecionado pelo júri na categoria contos, por "Ensaio sobre o Entendimento Humano".

Galindo integrou a comissão de jurados da primeira edição. Nesta edição, seu livro foi avaliado pelo júri sem que se soubesse a autoria do texto -o edital estipula o uso de pseudônimo para a seleção.

Os jurados desta edição foram Alberto Mussa, Leyla Perrone-Moisés e Luís Augusto Fischer (romance), Raimundo Carrero, Beatriz Resende e Charles Kiefer (contos), Eucanaã Ferraz, Rodrigo Garcia Lopes e Alberto Martins (poesia), em comissão presidida por Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná.

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec) do Paraná, o concurso selecionou, entre 841 inscritos, obras inéditas de autores de todo o país.

No próximo dia 12 de dezembro, cada um dos vencedores receberá R$ 40 mil. A premiação também inclui a publicação das obras vencedoras pela Biblioteca Pública do Paraná, com tiragem de mil exemplares, para distribuição em bibliotecas do país.

Os três vencedores da primeira edição do Prêmio Paraná de Literatura, no ano passado, garantiram a publicação de suas obras por editoras depois do anúncio da honraria.

O colunista da Folha de S.Paulo Alexandre Vidal Porto terá o romance "Sérgio Y. Vai a América" publicado pela Companhia das Letras. O livro de contos "Papis et Circenses", de José Roberto Torero, foi publicado pela Alfaguara, e o volume de poemas "As Maçãs de Antes", de Lila Maia, saiu pela Oficina Raquel.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline