Ênio Gonçalves morre aos 75 anos em São Paulo
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
SÃO PAULO, SP, 5 de outubro (Folhapress) - O ator, diretor e dramaturgo Ênio Gonçalves, 75, morreu hoje em São Paulo, vítima de falência renal.
Ele estava internado há cerca de 20 dias no hospital Sancta Maggiore, onde fazia tratamento para insuficiência renal aguda.
Gonçalves será velado a partir das 20h, no cemitério do Araçá, no centro da capital. O corpo será cremado amanhã, às 11h, no Crematório Vila Alpina, na zona leste.
No último final de semana, ele pediu alta hospitalar temporária e gravou seu último trabalho, o curta-metragem de Dante Vescio, "M is for Mailbox".
Nascido no Rio Grande do Sul, onde se formou jornalista, viveu em São Paulo desde muito jovem. Ênio Gonçalves trabalhou em mais de 40 filmes, 20 novelas e 50 espetáculos teatrais.
No cinema, atuou nos longas "Filme Demência" (1985), "Anjos do Arrabalde" (1987) e "Garotas do ABC" (2004), de Carlos Reichenbach, neste último conquistou o troféu Candango de melhor ator do Festival de Brasília, em 2003, entre outros.
Atualmente está concorrendo a prêmios, no Festival do Rio de Janeiro, com "O Homem Sensorial", de Eugênio Puppo, e "Terno", de Gabriela Amaral Almeida e Luana Demange.
Na TV, atuou nas novelas "Pedra sobre Pedra" (1992) e "Páginas da Vida" (2006), da Globo, e em produções da Band e da TV Cultura e das extintas Tupi e Manchete.
Sua maior dedicação, no entanto, foi ao teatro, onde participou de montagens como "A Visita da Velha Senhora", "Bonitinha, Mas Ordinária", "Toda Nudez Será Castigada" e "Não Me Conte Verdades" e foi dirigido por alguns dos maiores diretores do país, como Ziembinsk, Antunes Filho, Fauzi Arap e Ademar Guerra.
Além de atuar, dirigiu peças como o espetáculo "Cachorro!", indicado ao Prêmio Shell, em 2000.
"Digo apenas que, apesar de ser ator, Ênio foi a pessoa mais discreta que eu conheci na vida. Não gostava de alarde, de aparecer", disse sua mulher, Mara Faustino.
O ator também foi casado com Miriam Mehler e Maria Isabel de Lisandra e deixa duas filhas, Fernanda e Manuella Gonçalves.
Últimas em Entretenimento
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline