Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Dramaturgo Mário Bortolotto reflete sobre liberdade em "Borrasca"

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP, 15 de maio (Folhapress) - Borrasca é um temporal que chega acompanhado de uma ventania e parece forte o bastante para provocar catástrofes. Causa, entretanto, muito alarde para pouco estrago. A chuva, de curta duração, acaba sem deixar vestígios.

Mário Bortolotto inspirou-se nesta tempestade enganadora para criar "Borrasca". A obra é fruto de uma questão insolúvel para o artista paulista: quais acontecimentos na vida de uma pessoa são de fato uma tempestade de consequências calamitosas e quais não passam de uma borrasca?

"Às vezes acontece algo que a gente acha muito importante e é uma besteira", diz Bortolotto. "Em outras, uma coisa aparentemente banal acaba tendo muito significado", complementa.

O espetáculo se inicia com estrondos de um temporal. O personagem Diego está volta para casa do velório de um amigo. Encontra Gabriel, um escritor um tanto amargurado que parece estar melhor acompanhado pela bebida do que pela ex-mulher que o traiu com o amigo morto. Conversam sobre temporais e borrascas da vida.

O amigo morto não aparece em cena, mas é uma espécie de terceiro personagem da trama. "Ele é o vértice da discussão que se inicia entre Diego e Gabriel. Esta sempre presente e tudo gira ao seu redor", conta Bortolotto.

Segundo o autor, os personagens são partes dele próprio. "Sou eu brigando comigo mesmo", diz. "Sempre me coloco em meus personagens", explica ele.

Bortolotto serve-se da história do falecido que age em vida sem medir consequências despertando nos amigos um misto de dor e fascinação para refletir sobre liberdade. Para ele, a existência do outro é limitadora, interfere nos desejos individuais.

"Borrasca" é apresentada em 18 versões. Os nove intérpretes do espetáculo se revezam entre os dois personagens da trama. A opção enriquece a obra dando a ela diversas leituras possíveis.

A cada dia de apresentação, uma dupla diferente de atores é escalada. "É uma experiência rica para mim como autor. É como se eu fizesse diversas peças em uma", afirma Bortolotto.





BORRASCA

ONDE Teatro Cemitério de Automóveis (Rua Frei Caneca, 384)

QUANDO Sextas e sábados, às 21h30. Domingos, às 20h30. Até 30 de junho.

QUANTO R$ 20

CLASSIFICAÇÃO 14 anos

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline