Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Irmã Custódia finaliza CD em Apucarana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Irmã Custódia finaliza CD em Apucarana
Autor - Foto: Sergio Rodrigo

Executando há 42 anos um belíssimo trabalho com os corais Pequenos Cantores de Apucarana e Palestrina, a irmã Custódia Maria Cardoso, visitou a cidade na última semana para finalizar o CD Bom Pastor, do Coral Palestrina. O álbum ainda está em estúdio e está previsto para ser lançado em novembro deste ano.

Nascida em Biguaçu, Santa Catarina, Irmã Custodia Maria Cardoso confessa que seu coração tem um grande espaço para o Paraná. “Sou catarinense, mas todo mundo pensa que sou paranaense. Falo para as pessoas que paranaense de coração”, explica. Esse carinho é devido aos 25 anos em que viveu em Apucarana. Atualmente, ela atua no setor de Música, Comunicação e Liturgia, no Santuário Santa Paulina, de Nova Trento, em Santa Catarina, mas continua a assessorar algumas dioceses do Paraná.

Irmã Custódia junto de Dom Romeu Alberti, monsenhor Arnaldo Beltrami e monsenhor Roberto Carrara iniciaram em 1971 a missa transmitida pela TV Tibagi com a participação dos corais de Apucarana e de toda a região, através do famoso “O onze vai a missa”. Dois anos depois, como professora Música do Colégio Estadual Nilo Cairo, Custódia criou na instituição a Semana do Folclore pela TV Tibagi. No mesmo ano, a pedido dos Bispos do Estado do Paraná - CNBB Regional Sul II, tornou-se assessora de Música Sacra e Litúrgica do Paraná, ficando assim ligada e CNBB Nacional. “Trabalhei como assessora até o ano passado”, afirma.

“Durante esses anos dando aulas de música descobri crianças que foram atuar mais tarde na área de comunicações. Fico orgulhosa e vira e mexe encontro alguns deles espalhados por aí”, lembra.

A catarinense, vive atualmente na Congregação das Irmãzinhas Imaculadas, fundada por Santa Paulina, canonizada por papa João Paulo II, fundou em 1971, o coral Pequenos Cantores de Apucarana e um ano depois lançou o Coral Palestrina.

“Após 5 anos de trabalho começamos a gravar trabalho que hoje somos 22, do coral Pequenos Cantores e 43, do coral Palestrina”, reforça.

Além de trabalhar na rádio, atuar como professora e religiosa, Irmã Custódia também passou 6 anos no jornal católico Pulsando. “Foi uma de minhas paixões. Fui redatora dele”, lembra.
Hoje, ela é missionária no Santuário Santa Paulina, mas continua viajando pelas Dioceses da Brasil com os cursos de Música Sacra e Formação Litúrgica, sendo assim conhecida em todo o Brasil.

Bom Pastor - Agora, em maio de 2013, o Coral Palestrina, regido por Irmã Custódia, entra em estúdio novamente para gravar o 44º trabalho, intitulado Bom Pastor. O CD litúrgico e vocacional tem o objetivo de mostrar a importância do Bom Pastor. Segundo padre Valdecir Ferreira, de Borrazópolis, assessor nacional da juventude da CNBB em Brasília, tem algumas composições no álbum e está orgulhoso em participar de mais este trabalho do coral. “A música é uma via de evangelização muito grande”, explica o padre. Neste CD, segundo Valdecir, a proposta é de trazer um trabalho litúrgico e o vocacional. O álbum terá 17 faixas compostas por padre Valdecir, pelos apucaranenses Cristiane e Marcos da Matta e Frei Moacir Cadenassi, previsto para lançar em novembro deste ano. “O Coral Palestrina tem uma alegria de cantar muito peculiar. Ele junta o profissionalismo, a competência e evangelização. É o primeiro CD que tem composições minhas e entreguei sem medo para a regência da Irmã Custódia” revele Valdecir. Para o ano que vem o coral Palestrina já tem planos para o 45º trabalho, que ainda não tem nome.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline