Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Inveja, o caruncho da alma

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Inveja, o caruncho da alma
Autor Símbolo da palavra inveja é representado por uma serpente. - Foto: divulgação

Inveja: desejo de possuir o que o outro tem, cobiça e perversidade. Segundo Santo Agostinho, a inveja é o pecado diabólico por excelência. É o caruncho da alma, que tudo corrói e reduz ao pó.

Por inveja, satanás em forma de serpente seduziu Eva a comer do fruto proibido. Talvez seja por isso que o símbolo da palavra inveja seja representado por uma serpente.
Foi por inveja que Lúcifer desobedeceu a Deus, querendo ter os mesmos direitos Dele.
Foi por inveja que Caim matou seu irmão Abel, os primeiros filhos de Adão e Eva.
Foi por inveja que o rei Herodes mandou matar todas as crianças do seu reino e vizinhança, achando que Jesus iria tomar seu reinado e se destacar mais que ele.
Até mesmo Jesus foi invejado pelos sumos sacerdotes por ser solidário diante do sofrimento humano. Foi também por inveja, que seu fiel discípulo Judas Iscariotes, O entregou a seus executores.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Enfim, a inveja sempre fez parte da alma humana, em pequenas e grandes doses, fazendo o indivíduo sofrer gratuitamente ao testemunhar o êxito do próximo.

Existem pessoas que sempre estão farejando como cães de guarda à espreita do seu alvo de cobiça. Basta alguém se destacar em qualquer área da vida; que lá estão elas com seu olhar devorador como se fossem abutres.

Nos dias atuais, a inveja está praticamente inserida em quase todas as classes sociais, onde a rivalidade, a calúnia, a fofoca, o ódio, entre outros adjetivos se fazem presentes. Sem contar a competição no meio empresarial, no local de trabalho, entre amigos e até no meio familiar.

publicidade

É um fato tão real, que vemos autores em suas novelas mostrando o perfil do invejoso. Como na novela das 18 horas, onde a amizade de Alberto (Igor Rickli) e Cassiano (Henri Castelli) sempre foi marcada pela competição e pela a inveja, e das 21 horas o capitão Élcio (Murilo Rosa) inveja o capitão Théo (Rodrigo Lombardi).

A pessoa invejosa ignora suas próprias habilidades e seu próprio crescimento espiritual.
O seu lema é só focar no crescimento da sua vítima... Para o invejoso, tudo é sinônimo de incômodo: o bem-estar do outro, o sucesso profissional ou particular, a inteligência, a beleza, o status e outros requisitos que incomodam o olho perverso da cobiça. Muitas vezes, o invejoso não só ambiciona o que o outro tem, mas a satisfação de ver o outro se danar, ficar numa pior, é sua alegria ver seu alvo de cobiça sem nada.
A inveja está inserida no rol dos sete pecados capitais que são: gula, avareza, luxúria, vaidade, ira, orgulho.
Geralmente, o invejoso é inseguro e com baixa estima, só que na sua cabeça, ele acha que está agindo normal, sem jamais admitir seus erros e defeitos. É um processo complicado, mas a pessoa, ao perceber essa anomalia, deve procurar sem constrangimento ajuda, seja psicológica ou espiritual. E ver que ao invés de cobiçar o que o outro tem, deve se preocupar consigo e ver que há espaço para todos.

“Perverso o homem de olhar invejoso, que vira o rosto e despreza as pessoas”.
(Eclesiástico 14:8- Bíblia)

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline