MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Von der Leyen: tarifa de 15% com EUA se aplica a carros, semicondutores e fármacos

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse em pronunciamento à imprensa que a tarifa acordada de 15% com os Estados Unidos compreende a maior parte dos produtos, dentre eles, carros, semicondutores e fármacos. "Este 15% é um teto claro

Talita Nascimento (via Agência Estado)

·
Escrito por Talita Nascimento (via Agência Estado)
Publicado em 27.07.2025, 17:34:00 Editado em 27.07.2025, 17:43:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse em pronunciamento à imprensa que a tarifa acordada de 15% com os Estados Unidos compreende a maior parte dos produtos, dentre eles, carros, semicondutores e fármacos. "Este 15% é um teto claro, portanto, sem acumulação", afirmou a autoridade europeia.

continua após publicidade

Ela acrescentou que foi acordada uma tarifa zero em uma série de produtos estratégicos. "Isso inclui todas as aeronaves e peças, certos produtos químicos, certos genéricos, equipamentos de semicondutores, certos produtos agrícolas, recursos naturais e matérias-primas críticas", disse. Von der Leyen afirma ainda que continuará trabalhando para adicionar mais produtos a esta lista.

Sobre aço e alumínio, ela considera que a União Europeia e os EUA enfrentam o desafio externo comum de excesso de capacidade global. "Trabalharemos juntos para garantir uma competição global justa e para reduzir barreiras entre nós. As tarifas serão cortadas e um sistema de cotas será implementado. Também aumentaremos nossa cooperação energética", disse.

continua após publicidade

Von der Leyen esclareceu ainda que as compras de energia dos EUA pela UE, anunciadas dentro do acordo, que devem somar US$ 750 bilhões, serão divididas em três anos. "Ainda temos muita energia russa entrando pela porta dos fundos na União Europeia. Ainda há gás e petróleo russos na União Europeia, os quais não queremos mais. Queremos nos livrar absolutamente dos combustíveis fósseis russos. E, portanto, é muito bem-vindo comprar energia mais acessível e melhor dos Estados Unidos. E, infelizmente, nossa estimativa é que isso pode ser de US$ 250 bilhões por ano ao longo de três anos", disse.

Ela classificou o presidente Trump como um negociador duro: "Ele é um negociador duro, mas é um criador de acordos comerciais", afirmou a autoridade europeia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Von der Leyen: tarifa de 15% com EUA se aplica a carros, semicondutores e fármacos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!