Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Von der Leyen diz que teve 'reunião excelente' com Xi Jinping, mas pede equilíbrio no comércio

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A presidente da Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, afirmou que teve uma "reunião excelente" com o presidente da China, Xi Jinping, na manhã desta quinta-feira, 28, em Pequim. Os líderes se encontraram na abertura da cúpula que comemora 50 anos das relações bilaterais. Contudo, von der Leyen defendeu novamente a necessidade de equilibrar o comércio.

"Reequilibrar é uma necessidade e também está no interesse de uma relação mais forte entre nós. O que precisa ser feito é o aumento do acesso de mercado para empresas europeias na China, limitar o impacto externo da capacidade produtiva excessiva e reduzir o controle de exportações", afirmou. "Em cada um desses tópicos, se nossas preocupações não são endereçadas, a indústria e os cidadãos demandam a defesa dos nossos interesses. Mas nossa preferência é sempre, como fizemos hoje, ter diálogos e encontrar boas soluções negociadas".

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A presidente da Comissão Europeia revelou que os líderes também conversaram sobre a cooperação climática e tiveram um "diálogo intenso" sobre como usar melhor os sistemas de comércio de emissões, promover a economia circular e "trabalhar juntos para formar uma COP30 de sucesso no Brasil".

Von der Leyen afirmou que "há muito" o que a UE e a China podem realizar juntos ao entender as preocupações e interesses mútuos, destacando a importância das duas economias para a estabilidade global. "Queremos uma relação benéfica para ambos os lados", reiterou.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline