Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Von der Leyen: Acordo irá criar empregos, oportunidades e prosperidade em ambos os lados

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou neste sábado, 17, que o momento de assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia "não é somente sobre aproximar países, mas sobre conectar continentes". Von der Leyen destacou que o acordo cria a maior zona de livre comércio do mundo, representando 20% do PIB global.

Segundo ela, o acordo passa a mensagem de uma "escolha clara": "comércio justo em vez de tarifas, produtiva parceria de longo prazo em vez de isolamento e intenção de entregar benefícios reais e tangíveis para nosso povo e negócios". Von der Leyen frisou que o momento "pertence a todas as nações do Mercosul", agradeceu nominalmente países e destacou que como o acordo vai criar empregos, oportunidades e prosperidade em ambos os lados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A presidente da Comissão Europeia também citou a "importância geopolítica" do acordo, frisando que cria-se uma plataforma para que os países trabalhem sobre uma série de problemas globais, como a proteção do meio ambiente, destravar a competitividade e discutir a reforma de instituições globais. "Vamos juntar forças como nunca antes", ponderou.

A declaração ocorreu durante a cerimônia de assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia, que cria a maior área de livre-comércio do mundo. Juntos, Mercosul e União Europeia reúnem cerca de 720 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto de aproximadamente US$ 22 trilhões. O evento é realizado em Assunção, no Paraguai.

A cerimônia tem início com discurso dos chefes das delegações dos países membros do Mercosul e da União Europeia. Em seguida, o acordo será assinado pelos ministros das Relações Exteriores dos países envolvidos e depois haverá a foto oficial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na véspera da cerimônia, nesta sexta, 16, Ursula von der Leyen esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio de Janeiro. Na ocasião, ela exaltou o resultado de mais de duas décadas de negociações, mas pontuou que esse é apenas o início de uma ampla agenda de trabalho. Também destacou o papel de Lula para o avanço do pacto.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline