Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Vendas de carros 1.0 crescem 13% em julho; MDIC relaciona alta a programa do governo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As vendas de carros com motor 1.0 no mercado brasileiro cresceram 13% em julho na comparação com junho e 11,35% frente a julho do ano passado. Obtidos pela Broadcast, os dados foram apresentados hoje ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Na avaliação do MDIC, a alta está relacionada ao programa Carro Sustentável.

O acompanhamento das vendas é feito pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A alta do último mês foi apresentada pelo presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, ao vice-presidente e titular do MDIC, Geraldo Alckmin, durante visita a concessionárias em Brasília.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O crescimento ocorre menos de um mês após o lançamento do programa Carro Sustentável, que prevê redução das alíquotas do IPI para veículos leves, com foco em modelos compactos, movidos a energia limpa e fabricados no Brasil. A isenção total do imposto vale para veículos com alta eficiência energética e que cumpram critérios de reciclabilidade e segurança.

Conforme o MDIC, uma concessionária da Fiat visitada por Alckmin informou ao vice-presidente que os negócios em julho praticamente dobraram em relação a junho. A venda do modelo Argos, por exemplo, saltou de 40 para 76 unidades, e a do Mobi, de 25 para 40.

"O programa é um sucesso. O presidente Lula zerou o IPI. E as montadoras também ajudam com um bom desconto. É a indústria e o comércio no Brasil gerando emprego e renda para a população", comentou Alckmin durante a visita.

publicidade

Carro sustentável

A iniciativa faz parte do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que já concentra R$ 190 bilhões em investimentos da cadeia automotiva, incluindo montadoras e fornecedores.

Para se enquadrar no regime do "Carro Sustentável", o veículo deve emitir menos de 83 gramas de CO2 por quilômetro, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser produzido no Brasil e se enquadrar na categoria de carro compacto.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline