Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Vendas de automóveis na China caem 12% em janeiro

Vendas de automóveis na China caem 12,1% em janeiro, mas CPCA prevê recuperação e crescimento nas vendas de veículos elétricos e híbridos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Vendas de automóveis na China caem 12% em janeiro
AutorFoto: Reprodução/pixabay

As vendas de automóveis na China caíram em janeiro, pressionadas pela demanda franca e pelo efeito de antecipação de compras no mês anterior. Com isso, as vendas no varejo de carros de passeio recuaram 12,1%, totalizando 1,79 milhão de unidades, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Chinesa de Carros de Passeio (CPCA, na sigla em inglês). Em relação a dezembro, a queda foi de 32%.

LEIA MAIS:Paraná enfrenta onda de calor com temperaturas até 7ºC acima da média

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O desempenho fraco de janeiro já era esperado, pois incertezas sobre a prorrogação dos subsídios do governo levaram os consumidores a anteciparem suas compras para o final do ano passado. Esse efeito de antecipação resultou em uma demanda mais fraca no início de 2025, destacou a CPCA.

Apesar do início lento, a CPCA vê "forte potencial" para o setor automotivo chinês e espera vendas robustas para o restante do ano. A associação manteve uma perspectiva positiva para o setor de veículos elétricos (EVs), prevendo crescimento contínuo nas vendas, impulsionado pelo aumento da demanda por carros elétricos e híbridos.

As vendas no varejo de veículos de nova energia (NEVs) - categoria que inclui veículos elétricos e híbridos plug-in - cresceram 10,5% em janeiro, totalizando 744.000 unidades, segundo a CPCA.

publicidade

A China exportou 380 mil carros de passeio em janeiro, um aumento de 3% em relação ao ano anterior, mas uma queda de 6% em relação a dezembro. As exportações de NEVs cresceram 29,4% em comparação com o ano passado.

Para 2025, a CPCA projeta um total de 23,4 milhões de vendas no varejo de automóveis de passeio, um aumento de 2% em relação a 2024. No segmento de NEVs, a previsão é de crescimento de 20%, alcançando 13,3 milhões de unidades, o que representaria 57% do total de vendas de automóveis de passeio no ano.

O mercado automotivo pode apresentar recuperação em fevereiro, impulsionado pela demanda mais forte após o feriado do Ano Novo Lunar, segundo a CPCA. A Tesla entregou 63.238 veículos fabricados em sua fábrica de Xangai para compradores chineses em janeiro e exportou 29.535 unidades. Fonte: Dow Jones Newswires.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline